Convento São Francisco acolhe I Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra

A primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra realiza-se no próximo dia 4 de Novembro, pelas 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco. Com coorganização da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e do Coro dos Antigos Orfeonistas, a primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra pretende apresentar, por um lado, o Fado de Coimbra na sua pureza original, através do grupo Insígnia Secção de Fado da AAC, da Escola de Fado dos Antigos Orfeonistas e do Fado ao Centro a interpretar temas clássicos com que tem brindado os palcos internacionais e que abarcam desde as origens do Fado Hilário até aos dias de hoje.

Por outro lado, as restantes propostas assumem várias tendências, desde os arranjos de fados e baladas para o Coro dos Antigos Orfeonistas, com vários acompanhamentos instrumentais, até aos novos grupos que assumem a irreverência de novos arranjos e inclusão de novos instrumentos e novas sonoridades sobre temas já existentes, como o Cordis, Ricardo Dias Ensemble e António Ataíde e os Impuros.

A primeira Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra insere-se num esforço que a CMC tem vindo a desenvolver, nos últimos tempos, no sentido de promover e valorizar o Fado e a Canção de Coimbra. A este nível, a autarquia tem criado visitas guiadas em torno das tradições académicas, do Fado e da Canção de Coimbra, e promovido um ciclo de palestras no Núcleo da Guitarra e do Fado, aberto ao público a 4 de Julho de 2015, na Torre de Anto. A próxima palestra tem como tema “As Crises Académicas e a Canção de Coimbra” e terá Luís Marinho e Rui Pato como oradores, no dia 22 de Novembro, pelas 18h00.

Além destas iniciativas, uma das linhas de acção da candidatura, apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, para Programação Cultural em Rede, visa, precisamente, o Fado e a Canção de Coimbra como forma de valorizar, do ponto de vista cultural e turístico, toda a região de Coimbra.