Construção de Pista pedonal/ciclovia arranca no Verão

A localidade de Vilamar vai ganhar uma nova pista pedonal, que servirá também como ciclovia.

A União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima pretende iniciar no final da Primavera/ início do Verão o projecto da construção da pista, que ligará o final da zona urbana de Vilamar (Ruas Penhas de França) ao cruzamento da Estrada Nacional n.º 234, que faz a ligação entre Cantanhede e Mira.

Ao AuriNegra, Egídio Patrão, presidente da União de Freguesias, explicou que a construção da pista vem no seguimento de existirem “várias dezenas de pessoas que fazem a pé esse percurso, nos seus momentos de jogging matinal ou ao final da tarde, não obstante a utilização durante todo o dia, principalmente por reformados e idosos”.

“O Executivo da Junta, atento ao bem-estar da população, pretende, ao implementar a pista, dar melhores condições, principalmente a nível de segurança, para que as pessoas mantenham hábitos saudáveis mas também para servir de incentivo a quem não os tem”, acrescentou o autarca, assegurando que a obra será concluída dentro do mandato. Inicialmente, a pista, cujo orçamento ronda os 60 mil euros, terá 1600 metros de comprimento, mas o Executivo da Junta pretende, numa segunda fase, estendê- la também ao Corticeiro de Cima.

“O nosso objectivo é, de modo a minimizar os custos, assumir a obra por administração directa, sob supervisão da Câmara Municipal. Para isso, esperamos contar com alguns contributos – em materiais ou monetários – e com a colaboração dos proprietários, na cedência de pequenas faixas de terreno em algumas zonas”, afirmou Egídio Patrão. No futuro, o executivo da União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima pretende ainda criar novas infra-estruturas no parque desportivo do Corticeiro de Cima assim como um novo projecto para o parque da Associação Desportiva de Vilamar.