Conhecer Mira a bordo de um autocarro panorâmico

Durante o mês de Agosto quem passou pelo concelho de Mira teve a oportunidade de conhecer algumas das suas maravilhas a bordo de um autocarro panorâmico.

O Mira City Tour, que saiu às ruas pelo terceiro ano consecutivo, foi uma iniciativa do Caffé del Atlantic em parceria com a Câmara Municipal de Mira e que teve como objectivo “levar à descoberta das belas paisagens da região”, por apenas 2,5 euros.

De acordo com Michelle Cruz, a guia de serviço, a iniciativa tem tido grande adesão. “Nota-se que temos mais gente quando está pior tempo, porque as pessoas assim não vão tanto fazer praia e aproveitam mais para passear”, afirma, acrescentando que este ano, como o mês de Agosto foi de muito calor, se notou uma pequena descida no número de pessoas por viagem.

Ainda assim foram várias as centenas de visitantes que, ao longo do mês, viajaram no Mira City Tour. O AuriNegra participou numa das viagens, onde pôde constatar a beleza das paisagens, que foram sendo acompanhadas pela descrição sucinta da guia. Da Praia de Mira ao centro da vila, passando pela barrinha, pelas lagoas, pela imensa floresta, museus e estátuas… o passeio foi agradável e nem o frio que se fazia sentir no cimo do autocarro nos impediu de conhecer uma pouca mais desta zona da Gândara, pintada pelas típicas casas gandaresas e pela dunas, onde eram muitas as pessoas que aproveitam para apanhar as deliciosas camarinhas [baga da camarinheira, um arbusto endémico que existe do litoral português].

Durante a viagem, o AuriNegra falou com alguns dos tripulantes que, nesse dia, durante cerca de uma hora, trocaram o areal da Praia pelo autocarro. Carlos Pereira foi uma dessas pessoas. Natural de Carregal do Sal mas de férias na Praia da Tocha, decidiu vir “num saltinho” até à Praia de Mira com amigos que não conheciam a região. “Eu, por acaso, já conhecia a Praia de Mira da minha infância mas fiquei satisfeito com a diferença que aqui vi. Está mesmo muito diferente e mais moderna”, destacou.

Quem não conhecia a Praia de Mira era o casal de Santa Maria da Feira Joaquim Almeida e Isabel. “Decidimos vir aqui hoje para conhecer. Tivemos azar com o tempo e aproveitamos para vir no autocarro, o que acabou por ser muito giro porque nos deu a oportunidade de conhecer de modo rápido toda esta zona que, de outro modo, talvez não viesse a conhecer”, refere Isabel, acrescentando que o passeio “abriu o apetite para voltar à Praia de Mira numa próxima”.