Conferência sobre a Páscoa e o seu significado religioso

Mais de 70 de participantes assistiram à conferência “Vamos falar sobre a Páscoa”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 12 de Abril.

O evento está inserido no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, que teve a sua apresentação a cargo do pároco de Cantanhede, João Pedro Silva e que contou com a presença do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.

No decurso da sessão, o Padre João Pedro Lopes abordou diversas questões relacionadas com a Páscoa, a maior e mais importante festa do Cristianismo, seu significado religioso e cultural.

Pedro Cardoso destacou a “importância de aprofundar esta temática numa altura em que as comunidades locais celebram a Páscoa, a festa maior dos cristãos, com grandes tradições nas nossas comunidades e que é o centro de toda a liturgia, o acontecimento em que se celebra a vitória da vida sobre a morte e a perspectiva de eternidade que se abre à humanidade”. Referiu ainda que, “independentemente do credo e das convicções religiosas de cada um, sendo uma sessão aberta a todos, é uma oportunidade para conhecer toda a riqueza e o significado profundo desta celebração festiva, que faz parte do nosso património cultural, e que importa conhecer, pois falamos das nossas raízes e da matriz judaico-cristã que moldou a nossa cultura”.

A finalizar o autarca agradeceu a participação do Pe. João Pedro, sublinhando “a sempre prontidão e generosidade para colaborar nas iniciativas locais, destacando o papel importante de um pároco na construção de uma comunidade mais coesa e mais humanizada, para além da dimensão eclesial e do papel na evangelização”.

Sobre João Pedro Lopes da Silva

João Pedro Lopes da Silva nasceu em Coimbra, em 1986. Frequentou, no ensino básico, o Colégio de S. Teotónio, em Coimbra; e, no ensino secundário, o Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão. Frequentou o Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, concluindo o primeiro grau canónico em Teologia, certificado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em 27 de julho de 2010.

Concomitantemente, depois de quatro anos em Pré-Seminário, frequentou três anos o Seminário Menor em Aveiro, um ano em tempo propedêutico o Seminário Diocesano de Leiria, e seis anos o Seminário Maior da Sagrada Família em Coimbra. No contexto do Seminário Maior colaborou pastoralmente um ano no Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; dois anos no Pré-Seminário; um ano na Pastoral Universitária; e dois anos nas paróquias de Carvalho, Friúmes e Penacova.

Foi ordenado Diácono a 13 de Março de 2011. Passou por vários locais, como Bobadela, Ervedal da Beira, Lageosa, Lagares da Beira, Lagos da Beira, Ferreira do Zêzere, entre outros.

A 3 de Setembro de 2015 foi nomeado pároco de Cantanhede, Outil e Portunhos, capelão do Hospital do Arcebispo D. João Crisóstomo e da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, funções que executa actualmente. Executa também a função de vice-presidente da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos.