Concurso de vinhos em Enxofães

Realizou-se, no passado dia 17 de Junho, em Enxofães – Murtede, a Final Inter-Freguesias de Concursos de Vinhos, também conhecida como “Melhores Vinhos das Terras de Pedra e Barro”.

A iniciativa é realizada anualmente e na edição de 2018 (correspondente à colheita de 2017) foi organizada pela Junta de Freguesia de Murtede, com o contributo das demais freguesias do Concelho de Cantanhede que organizam concursos a nível local, como Ançã, Cordinhã e Portunhos/Outil.

“Os solos argilosos e calcários destas freguesias, localizadas na zona oeste e sudoeste do município e em plena Bairrada, aliados às condições climatéricas, ao conhecimento ancestral dos produtores e às modernas inovações tecnológicas, concorrem conjuntamente para a obtenção de produtos de excelência, cada vez mais apreciados e procurados”, refere a organização da prova.

Nesta final, tal como nas eliminatórias, o painel de jurados foi constituído por enólogos e personalidades com reconhecido mérito e conhecimentos na área vínica que, em prova cega, apreciaram e classificaram os três melhores tintos e os três melhores brancos de cada uma das freguesias presentes no concurso.

Brancos:

1º – Idálio Estanislau (Ourentela – Cordinhã)

2º – José Fernando Pereira (Pena – Portunhos/Outil)

3º – Rui Simões (Pena – Portunhos/Outil)

Tintos:

1º – João Paulo Machado (Murtede)

2º – Matilde Marques Inês (Cordinhã)

3º – José Laurindo Agostinho (Pena – Portunhos/Outil)

De acordo com o sistema rotativo que vem sendo implementado, a edição de 2019 será organizada em Cordinhã e “até lá, nada melhor que ir apreciando o que de bom se faz na nossa terra!”