“Concurso de Ideias Municipal de Cantanhede” na Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu no passado dia 25 de Maio o “Concurso de Ideias Municipal de Cantanhede”, no âmbito do programa “P03. Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela CIM-Região de Coimbra.

O programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” tem o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo.

Com o slogan “Imagine. Create. Succeed”, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) promove a 3.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, que se destina aos/às alunos/as e docentes do 3.º ciclo e ensino secundário/profissional a frequentar um estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Os dez projectos apresentados a concurso foram desenvolvidos por 27 alunos do ensino secundário e Profissional do Concelho de Cantanhede, apoiados e orientados por quatro docentes da ETPC, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar e do Centro de Estudos Educativos de Ançã.

A iniciativa contou com a presença do vereador com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, que sublinhou “a importância da educação para o empreendedorismo no processo educativo, e o interesse do desenvolvimento deste tipo de projectos e construção de ideias, de forma participada pelos alunos, tendo presente que são desafiados a avaliar oportunidades, mobilizar recursos, assumir riscos e a concretizar iniciativas diferenciadas e de sucesso”.

O autarca destacou ainda “este concurso constitui mais uma oportunidade para as escolas promoverem junto dos alunos uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, inovação, criatividade, organização, planeamento, responsabilidade e curiosidade científica, entre outras”.

O empenho, a inovação refletiu-se na elevada qualidade das ideias desenvolvidas pelas diversas equipas, tendo sido um ponto salientado pelo júri do Concurso Municipal. Após a ponderação de todos os itens de avaliação, a saber: grau de inovação, exequibilidade, qualidade de apresentação da ideia e impacto para o território, considerou o júri eleger o projecto Alert Partner para representar o Concelho de Cantanhede no Concurso Intermunicipal de Ideias, que se realizará no próximo dia 5 de Junho, em Arganil.

Assim, Cantanhede irá a competição com uma aplicação informática para utilizadores que utilizem smartphones (plataforma Android) para acompanhamento e monitorização de trajectos. Caso o utilizador se encontre em situações de perigo e/ou de acidentes inesperados, sem capacidade para realizar uma chamada, a aplicação assume a chamada de emergência com indicação das coordenadas de GPS.