Comércio da Mealhada vai estar em festa

O comércio da Mealhada vai estar em festa nos próximos dias 9 e 10 de Setembro, com as lojas a abrirem portas, entre as 21h00 e as 24h00, e a surpreenderem os clientes. Nas ruas da cidade, o ambiente será de festa.

A iniciativa, organizada pela autarquia mealhadense e pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), com o apoio da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, tem como objectivo transformar as ruas comerciais da cidade num espaço atractivo e animado, seja com música, seja com as ofertas e promoções dos próprios comerciantes. O desafio é para que estes sejam criativos e possam, desta forma, dar-se a conhecer ao consumidor, fomentando o hábito de comprar localmente.

A autarquia, com a Escolíadas – Associação sociocultural, que desenvolve a produção do programa “Verão é na Mealhada”, assegura a animação nos diversos núcleos comerciais. Um palco móvel, da Associação do Carnaval da Bairrada, circulará pelas ruas de comércio da Mealhada, entre as 21h e as 24h, com Dj’s e artistas a actuar ao vivo e ao ar livre. O objectivo é proporcionar uma razão acrescida ao público para visitar, nas duas referidas noites, o comércio local. Aos comerciantes cabe a dinamização dos seus espaços. Cada um deve associar-se com uma actividade diferente, surpreendendo clientes e dando a conhecer os seus produtos/serviços, as suas mais-valias e ofertas especiais. Showcookings, demonstrações de produtos, rastreios, criação de montras vivas, descontos e promoções especiais são algumas das iniciativas sugeridas.

“Este ano, com o programa ‘Verão é na Mealhada’, procurámos trazer algum dinamismo acrescido ao comércio tradicional. Nestes dois dias, os comerciantes têm uma oportunidade soberana de demonstrarem a sua criatividade e mostrarem quão empenhados estão em reagir, recusando resignar-se face às adversidades conjunturais”, sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

Carlos Pinheiro, presidente da ACIBA, congratula-se com a iniciativa. “Todas as acções que visem promover a interacção com o público consumidor e os agentes comerciais são bem-vindas. Esta é a primeira vez que se faz algo deste género e é importante que a acção tenha continuidade no próximo ano e ganhe consistência”, refere.

Também João Santos, presidente da União de União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, destaca “o impacto positivo que a iniciativa pode trazer aos comerciantes e à freguesia”.

O “Comércio em festa” integra o programa “Verão é na Mealhada”, que decorre de julho a setembro, procurando satisfazer dois objectivos: dinamizar as ruas e estimular a adesão ao comércio tradicional e proporcionar alguns momentos lúdicos às famílias impossibilitadas de fazer férias fora.