Coimbra vai ter trotinetas eléctricas

As trotinetas eléctricas já invadiram Lisboa e agora vão chegar a Coimbra. A Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Lime formalizaram um acordo para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetas eléctricas na cidade dos estudantes.

Assim, a partir de Março, Coimbra será a segunda cidade portuguesa a receber esta operadora, sendo que até lá vão decorrer campanhas de segurança e educação, com o “objectivo de promover hábitos de uso responsável, desde a utilização do capacete, à condução segura e que respeite as regras de trânsito, até ao estacionamento correcto”.

As regras de utilização destas trotinetas implicarão, por exemplo, uma idade mínima de 18 anos; o uso recomendado de capacete; estacionamento apropriado num dos 70 “hotspots” que a CM Coimbra vai demarcar para o efeito, sem obstruir zonas de circulação pedonal, acessos e estacionamentos; circular nos termos do código da estrada e sem acrobacias e manobras perigosas.

O custo da viagem será de um euro para desbloquear a trotineta, ao qual se somam 15 cêntimos por minuto de utilização, implicando o uso da aplicação móvel da Lime. O operador terá ainda meios próprios que procedem diariamente à recolha dos equipamentos e recarregamento das baterias.