Coimbra vai ter rede de miniautocarros ligada ao Botânico

“Da Traição à Alegria pelo Botânico” é o nome da nova linha de rede de transportes, mais concretamente de mini-autocarros. A proposta está enquadrada no protocolo que a autarquia celebrou, em 2014, com a Universidade de Coimbra e a AC, Águas de Coimbra, E.M., e que procura uma “estratégia de total abertura do Jardim Botânico ao público” e a criação de “um transporte de cariz ecológico que, sem prejuízos ambientais, possibilite uma deslocação cómoda aos visitantes”.

Depois da missão de abrir o Jardim Botânico ao público com o projecto “Da Baixa à Alta pelo Botânico”, a ideia passa agora por atrair ainda mais visitantes a esse espaço verde de referência da cidade, possibilitando-lhes uma deslocação rápida, cómoda, atractiva e, muito importante, amiga do Ambiente.

A ligação “Da Traição à Alegria pelo Botânico” dá resposta a isso mesmo. Trata-se da criação de dois circuitos, que serão efectuados por dois miniautocarros de tracção híbrida, com cariz ecológico, 35 lugares de lotação, possibilidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida e ainda vocação turística, já que podem circular descapotáveis e têm 16 lugares (dos 35) com equipamento sonoro para informações úteis e de interesse turístico e cultural.

O serviço vai ser implementado de uma forma faseada. Numa primeira fase, vai funcionar apenas com uma viatura e um circuito (Rossio de Santa Clara – Universidade | 5km). Quando estiver disponível a segunda viatura avança-se para a segunda fase, que prevê o mesmo circuito, mas efectuado por dois miniautocarros, diminuindo os tempos de espera para os utentes de 40 para 20 minutos. Numa terceira fase, está então previso o funcionamento de mais viaturas e de um segundo circuito (Rotunda das Lages – Universidade |7,1 km).

Os miniautocarros vão funcionar, de segunda a sábado, das 8h00 às 17h30, e domingos e feriados, das 10h00 às 17h30, em horário de inverno, e de segunda a sábado, das 8h00 às 20h00, e domingos e feriados, das 10h00 às 20h00, em horário de verão.