Coimbra vai estar centrada nas pessoas e famílias com Diabetes

Decorre, no dia 26 de Outubro, a reunião “Centrados na Diabetes – Cardio & Diabetes Summit”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Centro

O auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, vai acolher um evento científico que pretende promover a discussão sobre Diabetes na Região Centro do País.

Sob a égide da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), em articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro, vão estar reunidos especialistas e responsáveis políticos para um debate em torno da Diabetes.

Hélder Ferreira, coordenador do Programa de Diabetes da Administração Regional de Saúde do Centro e Vice-Presidente da SPD, afirma: “Esta verdadeira epidemia que é a Diabetes merece o nosso melhor esforço no sentido de atualizar conhecimento e reforçar sensibilização para os domínios em que devemos intervir para a prevenir e tratar. Como tal queremos estar Centrados na pessoa e famílias com Diabetes, neste momento de discussão importante para reforçar a relevância do acompanhamento desta prioridade de saúde pública. É preciso mobilizar autoridades em saúde e os seus profissionais de forma a envolverem os utentes, cuidadores e famílias para este combate.”

A reunião servirá de mote para o debate em torno da doença, com temas relacionados, a saber: prática de actividade física, importância da alimentação e a interligação com outras doenças associadas, como as doenças cérebro-cardiovasculares e a entrevista motivacional, como fator de adesão e alteração dos hábitos e estilos de vida.

Pretende-se desta forma, a consolidação e desenvolvimento da formação e conhecimento na área da Diabetes na Região Centro junto das equipas de Cuidados de Saúde Primários.