Coimbra recebe Mostra Nacional de Banda Desenhada

A Câmara Municipal de Coimbra vai organizar de amanhã a domingo (3 a 6 de Março), na Casa Municipal da Cultura, uma nova iniciativa cultural dedicada à banda desenhada. O evento conta com o apoio da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e da livraria Dr. Kartoon.

“Vão ser quatro dias de grande animação, em que as pessoas se divertem, mas também aprendem”, salientou a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, sublinhando que esta primeira edição “tem todos os ingredientes para ser um sucesso”.

Coimbra é, há muitos anos, uma cidade que cultiva o gosto pela BD e onde existe mesmo um número considerável de fãs desta arte. Um culto que possibilita a existência de uma livraria dedicada exclusivamente à BD, a Dr. Kartoon, desde 1998, e um programa de rádio da RUC, o Geek Freak, que lhe dedica algumas das suas horas mensais.

A arte da BD tem, assim, espaço e inúmeros seguidores em Coimbra e, na opinião da vereadora Carina Gomes, “já merecia um evento que lhe fosse dedicado”.

“Faz parte do nosso espírito eclético não organizar só eventos para grandes massas. Este é um nicho mais restrito, mas que tem o seu público”, considerou a autarca, acrescentando: “Há em Coimbra uma grande legião de fãs desta atividade” e esta mostra será também “uma homenagem a eles e à BD”.

Uma homenagem merecida, na opinião de Breno Ferreira, da RUC. “Coimbra sempre teve uma ligação à BD. Eu vinha cá de propósito, de Mortágua, para comprar BD na Dr. Kartoon e noutras livrarias da altura. Já era tempo de Coimbra ter um evento desta dimensão dedicado à BD”, concordou Breno Ferreira, que vai colaborar neste evento com várias iniciativas, desde a exposição de Action Figures, às tertúlias no seu programa Geek Freak que, afirmou, “serão sobre temas actuais, relacionados com a BD e que podem ajudar quem não conhece esta arte a conhecê-la um pouco melhor”.

O programa é vasto e diversificado e pretende promover e dar conhecer, aos munícipes e visitantes da cidade, a BD e outras actividades que lhe estão associadas, como a ilustração, o cinema, os videojogos e o cosplay. Para tal, a mostra incluirá venda de livros, revistas e outras edições de BD, material de merchandising, exposições de desenhos originais e de estatuetas, apresentações de obras, documentários, filmes de animação, tertúlias com autores e sessões de autógrafos. Está ainda previsto um directo radiofónico, por parte da RUC, com a participação do público em geral.

O desfile de cosplay, marcado para dia 5 de Março, às 16h00, na sala polivalente da Casa da Cultura, é uma das actividades mais esperada. “Não há evento de BD sem cosplay”, sublinhou o Breno Ferreira, explicando tratar-se “de grupos de jovens e adultos, que vibram tanto com a BD e as animações, que gostam de encarnar as suas personagens preferidas ao máximo”. “Eles desfilam com fatos completos, concebidos ao mais pequeno pormenor”, acrescentou o radialista, adiantando que “Coimbra tem uma grande comunidade de cosplayers”.