Coimbra recebe Jornadas Portuguesas de Paleopatologia

Nos próximos dias 25 e 26 de Novembro, o Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebe as V Jornadas Portuguesas de Paleopatologia (VJPP).

A Paleopatologia é uma área de investigação que visa o conhecimento da dinâmica das doenças nas populações do passado e o seu impacto nas sociedades humanas.

Organizada pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde – CIAS – em parceria com o Grupo de Estudos em Evolução Humana – GEEvH – e o Departamento de Ciências da Vida/Antropologia da FCTUC, a iniciativa visa contribuir para o conhecimento dos últimos avanços na pesquisa paleopatológica, sobretudo em Portugal, lançando luz sobre a história da Paleopatologia, enquanto “ciência tributária” da Antropologia Biológica, e reforçando o seu papel inquestionável na reconstrução das populações do passado.

Este ano destaca-se a realização de dois simpósios temáticos: «Escravos: Recuperando a identidade através dos ossos» e «Saúde e morte na capital da província romana da Lusitânia», bem como de uma mesa-redonda intitulada «Reflexões sobre gestão de esqueletos humanos (lei, ética e património cultural)», cujo objetivo principal é debater questões científicas, éticas, patrimoniais e legais relativas à gestão de coleções de esqueletos humanos.

As Jornadas vão decorrer no Anfiteatro I do Edifício S. Bento do Departamento de Ciências da Vida (no edifício correspondente ao antigo Departamento de Antropologia) da Universidade de Coimbra. Mais informações disponíveis em: http://cias.uc.pt/vjpp/.