Coimbra recebe Encontro Mundial de Piano

De 21 a 27 de Janeiro, Coimbra vai receber a 1.ª edição do Encontro Mundial de Piano. A iniciativa, que junta músicos amadores e profissionais de todo o país, é organizada pela Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, sediada em Coimbra, e conta com o apoio da Universidade de Coimbra, da Associação António Fragoso, do Conservatório de Coimbra, da Orquestra do Norte, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Câmara Municipal de Sardoal.

programação é variada e passa por aulas, concursos e espectáculos, sendo a entrada em quase todas as actividades gratuita.

Para as masterclasses já estão inscritos cerca de 50 alunos com idades entre os 12  e os 35 anos, havendo “jovens promessas mas também alunos muito premiados internacionalmente”, afirma Manuel Araújo, vice-director da Academia.

Diariamente, haverá ainda sessões com pianistas convidados de todo o mundo, com destaque para nomes como Michele Campella, da Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles, Marilyn Engle, da Universidade de Calgary, no Canadá, Andreas Frölich, docente na Universidade de Música e Dança de Colónia, na Alemanha, Andrey Pisarev, professor no Conservatório de Moscovo, e Makoto Ueno, da Universidade de Arte de Quioto.

No final do encontro será seleccionado, por um júri de professores participantes, o melhor aluno da iniciativa, que irá tocar com a Orquestra do Norte no último trimestre de 2016.

Os concertos serão de entrada gratuita e decorrerão em vários espaços do concelho como o Conservatório de Coimbra, o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz ou Centro Cultural do Sardoal.