CNC dá formação a professores do ensino básico e secundário

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) vai promover, gratuitamente, cursos creditados para docentes do ensino básico e secundário em células estaminais e neurociências, nos meses de Novembro e Dezembro.

A oferta de formação do CNC visa colmatar as necessidades de actualização profissional dos docentes, fortalecendo a ligação da investigação de ponta com as escolas.

O primeiro curso vai decorrer nos dias 14 e 16 de Novembro e será sobre “A aprendizagem das células: Biologia reprodutiva e Células Estaminais”. O segundo terá lugar a 10 de Dezembro e abordará o tema “Neuro-questões”.

A primeira formação será dinamizada pelo Presidente do CNC, João Ramalho-Santos, líder do grupo de investigação em “Biologia da Reprodução e Células Estaminais” e Professor do Departamento de Ciências da Vida da UC e Sara Varela Amaral, investigadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC.

O curso de 10 de Dezembro será lecionado por Cláudia Cavadas, líder do Grupo de Investigação “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” e Professora da Faculdade de Farmácia da UC, por Ana Rita Álvaro, investigadora daquele Grupo, e Sara Varela Amaral.

As formações são reconhecidas como Acções de Curta Duração, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.

As inscrições do primeiro curso, limitado a 30 pessoas, poderão ser realizadas até ao dia 9 de Novembro, e de 21 de Novembro a 5 de Dezembro estarão abertas as vagas para o segundo curso com uma lotação máxima de 80 pessoas.

O primeiro curso dirige-se exclusivamente a docentes do grupo de recrutamento de Biologia e Geologia, enquanto a segunda formação é aberta a todos os professores do ensino básico e secundário.

As formações terão lugar no CNC e são organizadas em parceria com os Centros de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora e Minerva. As Informações complementares e inscrições poderão ser consultadas em www.cfagora.pt ou www.cfae-minerva.edu.pt.