Ciclo de Teatro Amador do Concelho encerra com espectáculos em Sanguinheira e em Cantanhede

O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede tem na última jornada da edição deste ano dois espectáculos, culminando com um momento de partilha e convívio entre todos os intervenientes desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal para fomentar a revitalização da actividade teatral do concelho.

Na sexta-feira, 15 de Abril, às 21h30, o Grupo de Teatro São Pedro (Cantanhede) cumpre o seu programa de itinerância no Salão Paroquial da Sanguinheira, onde vai apresentar o musical Coragem de Sonhar, da autoria de Dulce Sancho. O enredo da peça remete para uma aldeia em festa, onde gente simples, que acredita no melhor que a vida tem, vive numa dialética de encontros e desencontros, alegrias e dissabores, sorrisos e lágrimas.

O encerramento formal do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede é sábado, também às 21h30, no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, terminando, como habitualmente, num encontro de confraternização entre os elementos dos grupos participantes. Antes disso, o GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha subirá ao palco para interpretar Desejo Voraz, uma peça construída a partir de textos de dois grandes vultos do teatro, Molière e Tirso de Molina, e cujo enredo explora várias facetas da natureza humana em situações de desejo, loucura, engano, traição e desespero. A peça transpõe para o palco “um pouco da vida real e da ingenuidade de muitos homens e mulheres em pleno século XXI” e relata a vida de dois bons vivants, um homem e uma mulher sem grandes escrúpulos e muito dados à sedução manipulação dos sentimentos de todos com quem se cruzam. Dom Juan, um artista da intriga, não olha a meios para atingir os seus fins, faz-se de apaixonado por todas as raparigas, prometendo-lhes casamento. Por sua vez, Dona Juana, com o seu ar dissimulado, revela-se uma especialista na arte da sedução de homens e mulheres, tirando partido da sua grande beleza e eloquência em jogos ardilosos.

O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede é, recorde-se, uma acção que a Câmara Municipal tem vindo a promover há 18 anos consecutivos, com a participação dos grupos cénicos com tradição nesta área. Este ano, estiveram envolvidos no certame 12 grupos cénicos, num total de mais de 300 pessoas, a maioria como actores, mas também muitas outras nas diversas tarefas inerentes à produção, montagem e encenação dos espectáculos.

A edição deste ano começou a 13 de Fevereiro, numa sessão que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal e que contou com a participação de Ruy de Carvalho. O actor veio a Cantanhede falar de questões relacionados com a função cultural e social do teatro, com referência às experiências da passagem pelos grandes palcos durante a sua longa e multifacetada carreira, numa abordagem aos aspetcos mais relevantes da evolução do teatro no país.