Champimóvel regressa a Anadia

O Champimóvel, um simulador da Fundação Champalimaud, regressa a Anadia para, de 20 a 24 de Fevereiro, e com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, divulgar e promover a Ciência.

Instalado junto ao Museu Vinho Bairrada, o simulador itinerante é o embaixador da Acção Champimóvel, dirigida principalmente a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, e proporciona o visionamento de “O Futuro da Ciência”, um filme 4D interactivo, com a duração de 25 minutos. Trata-se de uma viagem através do corpo humano, guiada pela personagem Champi, que começa por dar a conhecer o mecanismo da visão, seguindo-se a apresentação da célula e do seu material genético, a ação dos vírus, a terapia genética e, finalmente, as investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.

Com esta iniciativa, a Fundação Champalimaud procura despertar o interesse dos jovens estudantes pelos temas científicos e incentivar talentos nessa área, bem como envolver activamente alunos e professores na acção, através de um conjunto de actividades que ultrapassem a apresentação do filme, de maneira a manter o interesse dos jovens pela ciência.

Na tarde de quarta-feira, 22 de Fevereiro, o Champimóvel também poderá ser visitado pelo público em geral, sendo dada prioridade a crianças com idades entre os nove e os 14 anos (mínimo 1,30m de altura e máximo 110kg de peso). As inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento do Museu Vinho Bairrada, de Anadia.