Cerimónia de encerramento do ano lectivo da Universidade Sénior de Mira

Decorreu, na Casa do Povo de Mira, no passado dia 27 de Junho, a cerimónia de encerramento do ano lectivo 2017/2018 da Universidade Sénior de Mira.

A cerimónia iniciou com uma mensagem de agradecimento dos alunos ao corpo docente e à Câmara Municipal, na qual destacaram “o carinho, amizade e tratamento que lhes tem sido proporcionado ao longo do respectivo ano lectivo”.

Durante a festa, que decorreu sob a orientação dos vários professores, os alunos apresentaram vários momentos culturais: interpretaram músicas em diferentes línguas, declamaram trechos de obras literárias de origem brasileira e inglesa e exemplificaram exercícios de Qigong. No âmbito da disciplina de Pinturas, Artes Decorativas e Artes Plásticas, expuseram os trabalhos realizados e ainda confecionaram e apresentaram vários produtos alimentares saudáveis, no âmbito da disciplina de Alimentação e Culinária Saudável.

Os alunos de Etnografia/Danças tradicionais apresentaram um número de modinhas de roda em trajes tradicionais, terminando a sua actuação com a explicação dos vários trajes que confecionaram e desfilaram.

Um dos momentos altos da cerimónia foi a apresentação do Hino criado para a Universidade Sénior. Com letra original de Manuel Joaquim e Artur Fresco e música original de Artur Fresco, o tema “Nunca é Tarde Para Aprender” foi interpretado pelos alunos da disciplina de Música Tradicional e fala-nos sobre “os vários sentimentos que os alunos têm experienciado desde que iniciaram o percurso académico na Universidade Sénior de Mira”. Artur Fresco, professor da disciplina de Música tradicional, referiu que foi “um grande desafio o processo de criação deste Hino, uma vez que se pretendia que fosse uma letra e melodia facilmente assimilada por quem a ouve, mas com toda a solenidade que um hino assim o exige”. Terminada a apresentação da composição, Artur Fresco doou ao Presidente da Câmara a respectiva partitura, para integrar o espólio da Universidade Sénior.

Terminando a apresentação dos vários trabalhos realizados e apresentados pelos alunos e professores, Raul Almeida congratulou todos aqueles que frequentam a Universidade Sénior, assim como “todos os que possibilitam que ela funcione, nomeadamente professores e funcionários do município”. Terminou referindo que actualmente a universidade sénior é um projecto de sucesso. A Cerimónia encerrou com a entrega dos diplomas aos professores e alunos que frequentaram o ano lectivo de 2017/2018.