Centro de Saúde de Cantanhede e LPCC unidos em campanha de sensibilização na praia

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) em parceria com a Unidade de Saúde Pública de Cantanhede (USP) vão realizar uma campanha de sensibilização na Praia da Tocha nos próximos dias 16 e 17 de Julho. A acção de sensibilização visa alertar para a importância da prevenção e do rastreio do cancro da pele.

Sob o lema: “Este Verão… Sol com Proteção”, entre as 10 e as 17h00, um grupo de escuteiros, acompanhados por dois médicos, irão percorrer o areal, dando informação aos banhistas sobre malefícios e benefícios do sol. Em simultâneo haverá actividades lúdicas no areal apelativas à participação da população.

Os veraneantes terão ainda ao dispor uma equipa que irá rastear os sinais numa unidade móvel, devidamente identificada. Para tal basta, passar, identificar-se e proceder ao rastreio.

Tal como aconteceu em anos anteriores o objectivo é alertar sobre o cancro da pele, o diagnóstico precoce e o tratamento, assim como acerca das precauções a ter a nível de hidratação, alimentação e proteção dos raios solares.

“Pretende-se esclarecer a população sobre os efeitos associados à exposição solar sem proteção. É errado pensar que só os banhistas estão expostos aos raios solares. Todas as actividades ao ar livre estão igualmente expostos aos malefícios do sol”, refere uma nota da USP

A mesma nota diz ainda que é necessário “explicar que, além da protecção solar, devemos ficar atentos aos novos sinais que aparecem na pele. Importa estar atento às zonas em que aparecem sinais, como o couro cabeludo, pescoço, orelhas, nádegas, plantas dos pés e costas. As costas é uma zona onde uma percentagem significativa destes tumores começa por manifestar-se. É uma zona pouco observada, pode ser vista pelo espelho, certo que poucos o farão e não dá para avaliar com nitidez”.

De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS),“a incidência dos vários tipos de cancros da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo, estimando-se que em Portugal, em 2016, serão diagnosticados mais de 12 mil novos casos e cerca de 1.000 serão novos casos de melanoma”.

One thought on “Centro de Saúde de Cantanhede e LPCC unidos em campanha de sensibilização na praia

  • 7 Julho, 2016 at 18:49
    Permalink

    Muito bem. Como autora do texto, gostava de aceder.
    Estou disponível para outras colaborações, caso aceitem.
    Bom trabalho de divulgação.
    Bem hajam.
    Fátima Paz

Comments are closed.