Centenas de famílias na Festa da Criança promovida pelo Município de Cantanhede

Centenas de famílias invadiram, no passado dia 3 de Junho, o Parque de S. Mateus, na cidade de Cantanhede, para participarem na festa promovida pela Câmara Municipal a propósito do Dia Mundial da Criança (1 de Junho).

“Ofereça ao seu filho um dia diferente, consigo”  foi novamente o mote que presidiu à celebração da efeméride num figurino concebido para proporcionar aos destinatários a vivência de variadas experiências em ambiente de convívio com a família.

Como habitualmente, o principal fator de atractividade do evento foram as actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas especialmente aos mais novos, sempre com um enquadramento favorável à interação com os pais.

Durante todo o dia, o entusiasmo da pequenada esteve ao rubro no Parque de S. Mateus, conforme constatou a vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que esteve no local a acompanhar de perto o desenrolar de algumas actividades, juntamente com o vereador da Educação e Cultura, Pedro Cardoso.

Na ampla zona verde que estende da parte posterior da Biblioteca Municipal às ao parque Municipal de Ténis e ao Complexo das Piscinas Municipais eram muitas e variadas as actividades disponíveis, desde brincadeiras em insufláveis, pinturas faciais, prática desportiva e ateliês artísticos.

O programa contou ainda com o envolvimento activo de escolas e de outras entidades que realizaram acções directamente relacionadas com o respectivo campo de actuação.

Neste âmbito, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Cantanhede expuseram alguns dos meios operacionais que utilizam nas suas missões ao nível da protecção civil, enquanto os serviços da INOVA-EM dinamizaram jogos e outras iniciativas didáctico-pedagógicas em torno de questões sobre a defesa do ambiente e da protecção da natureza. Ainda nesta área, os alunos da EB Cantanhede Sul, do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, apresentaram o seu Eco-Desfile, mostrando uma grande diversidade de peças de vestuário elaboradas a partir da utilização de materiais recicláveis.

Também presente esteve a Biblioteca Municipal de Cantanhede, cuja “Tenda Mágica das Histórias” foi um verdadeiro espaço de promoção do livro junto das crianças, através de sessões de leitura de contos infantis, e a Sociedade Columbófila Cantanhedense dinamizou várias brincadeiras a partir dos recursos de que dispõe no “Carrinho dos Brinquedos”. Como habitualmente, uma equipa de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede fez as pinturas faciais diversificadas e realizou jogos lúdicos para as crianças, que também puderam dar largas à sua imaginação no “Mural Solidário”, uma tela promovida pelos técnicos do Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS Cantanhede 3G – “Intervir, Integrar, Incluir”, onde as crianças puderem dar expressão ao conceito de solidariedade através de pinturas.

Enquanto isso, a coordenação das actividades desportivas esteve a cargo de equipas de monitores do Aprende & Joga com Talento, do Sporting Clube Povoense, o Clube Escola de Ténis promoveu um dia aberto à prática da modalidade e o Centro de Fitness de Cantanhede orientou uma coreografia de treino funcional para todos os participantes da Festa da Criança, os quais tiveram ainda oportunidade de participar numa aula de Yoga especialmente concebida para a ocasião.

Por outro lado, o Centro de Saúde de Cantanhede desenvolveu a campanha “Hospital do Ursinho”, proporcionando às crianças a possibilidade de experienciarem a simulação do quotidiano de uma unidade de saúde.

Finalmente, a animação musical esteve a cargo do Coro “Pequenas Vozes de Febres”, a que se seguiu a atuação da Companhia de Teatro de Coimbra Atrapalharte, que representou a peça “As Aventuras de Pinóquio”, antes do encerramento, com uma Missa Campal celebrada pelo Padre João Silva.