CEARTE forma jovens russos concorrentes ao Campeonato Mundial das Profissões

A convite do Ministério da Educação da Rússia, o formador do CEARTE na área de Serviço Restaurante Bar e também júri nacional, Paulo Pereira, deslocou-se a Cazã, cidade anfitriã do Campeonato Mundial das Profissões em 2019, onde, durante uma semana deu formação/treino intensivo a quatro jovens russos, dos quais será seleccionado um para representar o país nesse campeonato.

A formação assim como diversas demonstrações foram efectuadas em várias unidades hoteleiras da cidade com a presença de outros peritos russos e estudantes da área de hotelaria. Nos Workshops foram desenvolvidas várias competências: execução de mise-en-places, serviço de refeições, despinhar peixe, trinchar peças de carne, serviço de vinhos, arte de barista, cocktails alcoólicos e não alcoólicos e serviço de queijos.

Esta parceria com o CEARTE surgiu na sequência da formação dada pelo centro de Coimbra, em 2014, à concorrente da Rússia na profissão de Serviço de Restaurante Bar, que teve resultados excelentes e que contribuiu decisivamente para a que a mesma tivesse obtido uma medalha nos Campeonatos do Mundo realizados no Brasil em 2015.

De acordo com uma nota enviada pelo CEARTE, “esta escolha atesta a elevada qualidade da formação ministrada pelo centro de formação, particularmente nesta área da hotelaria e restauração e através das competências do formador Paulo Pereira, perito e representante de Portugal nos júris dos campeonatos”