CEARTE dá certificação profissional a activos das IPSS do Seixo de Mira

O Centro Social e Paroquial do Seixo acolheu, no passado dia 12 de Outubro, em ambiente festivo, a cerimónia de entrega de certificados de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC) Profissional de Geriatria a 10 colaboradoras e a uma cozinheira do Centro Social Paroquial do Seixo. Foram ainda entregues três diplomas referentes à finalização da certificação escolar assim como três diplomas de Técnico de Acção Educativa a colaboradoras do Centro de Bem-Estar Infantil do Seixo.

A cerimónia foi presidida por Luís Rocha, Director do CEARTE, que elogiou os formandos: “Foi uma aposta vossa, apostaram nas vossas competências, nas vossas qualificações, em saber mais e em ir mais longe”.

“As certificações obtidas constituem uma mais-valia, não só para os trabalhadores, como também para o Centro Social Paroquial do Seixo de Mira, o Centro de Bem-Estar Infantil do Seixo e todos os restantes parceiros envolvidos. Os primeiros porque viram as suas competências reconhecidas formalmente, afigurando-se como uma garantia de qualidade para as entidades, além de permitir assegurar uma melhor qualidade dos serviços prestados e o desenvolvimento sustentado da própria organização”, frisou.

Luís Rocha acrescentou ainda que espera que os “diplomas sejam mais um estímulo para os profissionais manterem o bom desempenho, e que sirvam de estímulo para que outras colegas vossas, e de outras instituições, possam querer fazer o mesmo que vocês fizeram […] As instituições não precisam só de boas profissionais. É bom que estejam certificadas. Por isso o CEARTE está disponível para vir a qualquer instituição na região e desenvolver o processo nessa mesma instituição”.

Paula Lourenço, da Direcção do Centro Social Paroquial do Seixo, afirmou estar orgulhosa deste momento. “Sempre as incentivei a fazer esta formação. Sei que não é fácil conciliar a família, os filhos, o trabalho e os estudos, mas o vosso esforço foi reconhecido e esta certificação é uma mais-valia para o dia-a-dia e para um melhor desempenho das vossas funções. Estão de parabéns”.

Em representação da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, instituição titular do Centro de Bem-Estar Infantil do Seixo, Sandra Louro de Miranda considerou ser “muito gratificante” a presença numa cerimónia como aquela.