Casa Gandaresa é tema de jornada cultural no Seixo

Este sábado, dia 24 de Março, o Seixo de Mira vai ser palco de uma jornada cultural subordinada ao tema da Casa Gandaresa. A iniciativa acontece no Salão Paroquial, a partir das 14h30, e é uma organização da Associação Cultural e Recreativa (ACR Seixo), com o apoio da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia do Seixo.

A jornada conta com um programa diversificado que se estende até à noite, onde terá lugar ainda um jantar com petiscos tipicamente gandareses.

O objectivo é valorizar a Casa Gandaresa, uma marca identitária da Região da Gândara e, em simultâneo, avivar memórias e perspectivar a construção ou a recuperação de uma habitação tradicional para a preservação de um património cultural material e imaterial.

“À volta da Casa Gandaresa” conta com três painéis subdivididos em múltiplos temas. O primeiro tem como moderador Manuel Castelhano e é sobre “A Casa”. Neste intervêm Gabriel Frada, que falará sobre “A casa gandaresa adaptada às necessidades de uma sociedade rural”; segue-se Maria Fernandes, sobre a “Arquitectura de terra. A importância do adobe, uma matéria-prima local”. O primeiro painel encerra com o tema “Arquitectura / Materiais e técnicas no rasto da sustentabilidade”, com intervenções de Aníbal Costa e Alice Tavares, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (UA).

A segunda parte da jornada arranca às 16h30, com Pedro Lavrador a moderar, e conta com quatro momentos: um primeiro, com Manuel Pereira a falar sobre o projecto da Casa Gandaresa do Rancho de Santo António de Vagos; seguido das intervenções de Ana Filipa Matos e António Miguel Pinho, sobre o Grupo Folclórico Camponeses da Beira Ria (de Bunheiro – Murtosa). A tarde continua com os Prós e Contras da recuperação de uma antiga casa gandaresa destinada a viver nos nossos dias, com Maria dos Anjos Almeida, e com a apresentação da Gândara TourSensations, por Dina Ramos, da UA.

Por fim, as Jornadas continuam com um debate moderado por Luís Rocha. Em “E nós…Como preservamos a nossa cultura?”, tomam a palavra o Presidente da ACR, Eduardo Jorge, o Presidente da Junta de Freguesia, Tiago Cruz, e o Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida.

Apesar de gratuita, a actividade necessita de uma inscrição, que pode ser feita até hoje (22 de Março) através do e-mail acr@acrseixo.com. A inscrição no jantar tem um preço de 5 euros e também necessita de inscrição.