Cartaz das Festas de São Tomé apresentado oficialmente

A menos de um mês das Festas de São Tomé, em Mira, já é conhecido o cartaz que vai abrilhantar o certame. A realizar-se de 21 a 25 de Julho (Feriado Municipal), e com o tema “100 anos dos Paços do Concelho”, Mira conta este ano com nomes de peso como David Carreira, Gisela João e Nélson Freitas.

A festa arranca a 21 de Julho, como vem sendo hábito, com a “prata da casa”, ou seja, bandas de garagem do concelho, onde se incluem nomes como Banda Malho e The Sproud.

Dia 22 é a vez de David Carreira levar a sua música ao Jardim do Visconde. O filho mais novo de Tony Carreira traz à vila gandaresa temas como “Primeira-dama” ou “In Love”.

Na noite seguinte, 23 de Julho, é o fado o protagonista, com a jovem fadista Gisela João a mostrar a sua garra perante os mirenses.

Já para 24, véspera de feriado, os ritmos aquecem ao som do Kizomba do cantor de nacionalidade holandesa mas de origem cabo-verdiana, Nélson Freitas. O intérprete de “Miúda Linda” é um dos nomes mais sonantes da actualidade e, como tal, espera-se um concerto muito concorrido e animado.

Uma das grandes surpresas da edição de 2017 das Festas de S. Tomé está reservada para o último dia, 25 de Julho e Feriado Municipal, em que para, além do já habitual fogo-de-artifício e da actuação dos TV5, acontece – pela primeira vez – a emissão em directo do programa “Somos Portugal”, da TVI. Das 14h00 às 20h00, Mira vai ser dada a conhecer a milhões de espectadores espalhados por Portugal e também no estrangeiro.

“Este programa traz um grande potencial de divulgação do nosso concelho, daquilo que de bom se faz em Mira”, partilhou Raul Almeida, na conferência de imprensa da apresentação do evento, que decorreu esta quinta-feira (22 de Junho), no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

São Tomé para todos

Para além dos concertos, as Festas de S. Tomé incluem uma vasta programação cultural e também desportiva, que inclui um Encontro de Coros (23), a actuação dos Alegr’Arte (22), um Encontro de Bandas Filarmónicas (25), debates e ainda o lançamento de dois livros: um sobre os 144 anos da Filarmónica Ressurreição de Mira e outro sobre os 100 anos do edifício dos Paços do Concelho.

Para além disso, haverá, como já é tradição, actuações das escolas de música concelhias assim como reconstituições etnográficas de uma Feira Medieval e de cenas do quotidiano da vida na vila, durante os últimos 100 anos.

A nível desportivo está já a decorrer o Torneio de Futsal de S. Tomé, mas durante os dias do certame, 23 e 24, acontece ainda o Mira Volley, na Praia de Mira.

A pensar nos mais pequenos, há ainda o São Tomé Kids, com actividades diárias, como animação no recinto, a Hora do Conto, workshops e grafittis e ainda uma aula zumba infantil.

“Os pais que tragam os filhos, porque não se vão arrepender, uma vez que cada actividade será uma aprendizagem”, frisou a vereadora Dulce Cainé.

Em breve divulgaremos as datas e os horários das várias iniciativas inseridas nas Festas de S. Tomé.