Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz aposta na qualidade e solidariedade

A cantora Romana vai ser a rainha do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, prometendo muito diversão e boa disposição naquele que é um dos mais representativos carnavais da região centro e que pretende reafirmar-se como o grande evento de inverno deste concelho.

A seu lado, terá o rei Carlos Queirós, um figueirense de “gema”, “licenciado em desfiles carnavalescos” não fosse ele um dos membros do “Grupo do Carlos”, que ano após brinca com os temas mais caricatos e divertidos.

A real dupla foi publicamente apresentada esta quarta-feira, dia 1 de Fevereiro, tendo como acompanhantes algumas das representantes das escolas de samba locais que integram os corsos de domingo e terça-feira.

“Ainda não é Carnaval e eu já sinto o espírito do Carnaval, a alegria e esta energia à minha volta. Tenho a certeza absoluta que vai ser um grande Carnaval, cheio de surpresas e bom gosto. Vamos fazer a festa, já chega de crise e tristezas, precisamos de brincar e atrair boas energias”, afirmou a rainha Romana.

A aposta na qualidade do desfile

À semelhança do que aconteceu em 2016, os três desfiles de Carnaval (incluindo um nocturno) são organizados pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz (ACBFF). “A autarquia decidiu, em boa hora, entregar a organização a quem percebe”, justificou o vereador João Portugal. Recorde-se que nos anos anteriores os festejos do Carnaval eram assumidos directamente pela autarquia.

A edição deste ano conta com um orçamento a rondar os 100 mil euros, suportados por verbas próprias, apoio da autarquia e receitas publicitárias. A organização, para esta edição, irá investir na qualidade dos carros alegóricos, através da contratação de uma empresa especializada, pelo que será possível ver na avenida veículos alegóricos de grandes dimensões e totalmente adaptados ao tema do grupo que acompanham, registando-se também uma melhoria nas condições de som de cada um dos carros.

Cerca de 1.200 participantes, cinco grupos, três escolas de samba, nove carros alegóricos e um trio eléctrico prometem muita animação no sambódromo figueirense.

Kit carnaval para turistas

Paulo Gonçalves deu conta das conversações com os agentes dos sectores de hotelaria e restauração no sentido de criar um “kit Carnaval”. A intenção, adiantou o porta-voz da associação, é oferecer uma experiência única aos visitantes/turistas que poderão, além de melhores preços no alojamento e alimentação, integrar o corso, dando corpo a uma mega-aula de zumba.

Neste particular, sublinhou ainda Paulo Gonçalves, a organização tem como propósito “alicerçar o Carnaval de Buarcos enquanto evento de relevância nacional, com impacto positivo directo na promoção da economia do concelho da Figueira da Foz”.

Palavras partilhadas pelo director da associação, José Gouveia: “a ACBFF está empenhada na garantia da sustentabilidade económica do evento, procurando ao mesmo tempo elevar a qualidade do evento a assim garantir um acréscimo significativo de visitantes e por conseguinte a promoção nacional da Figueira da Foz”.

Por outro lado, a ACBFF criou nesta edição um sistema destinado a agências e organizadoras de eventos que pretende introduzir o conceito de “via verde” para grupos com 30 ou mais pessoas, oriundas de todos os pontos do país.  Através de reserva e pagamento antecipado, estes grupos terão um ponto de entrada pré-definido e um local próprio para levantamento de ingressos nas bilheteiras.

Outra novidade para este prende-se com a realização de um “Desfile de Carnaval Infantil Solidário”, com a presença de cerca de dois mil alunos das escolas do concelho, professores e familiares. Os interessados poderão contribuir com a oferta de géneros alimentícios não perecíveis que serão posteriormente entregues a associações ou instituições particulares de solidariedade social do concelho.

“Esperamos superar a marca dos 15 mil visitantes nos dois principais dias, mas acima de tudo queremos criar um ambiente positivo e folião que contagie todos quantos nos derem a honra da sua presença”, resume José Gouveia.

 

Datas dos festejos:

11 de Fevereiro – Pavilhão Multiusos: Apresentação dos Samba Enredo das 3 Escolas de Samba da Figueira da Foz (A Rainha, Novo Império, Unidos do Matogrosso);

19 de Fevereiro – Percursos Urbano – Estação CP – Buarcos: Chegada à cidade dos Reis do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz 2017;

24 de Fevereiro – Avenida do Brasil: Desfile de Carnaval Infantil Solidário, com os alunos das Escolas do Concelho;

26 de Fevereiro – Avenida do Brasil: Grande Corso Carnavalesco

27 de Fevereiro – Avenida do Brasil: Desfile Nocturno das Escolas de Samba

28 de Fevereiro – Avenida do Brasil: Grande Corso Carnavalesco

Participantes – grupos e escolas de samba:

– Trio Eléctrico com aula de Zumba ao vivo

– Grupo do Carlos

– Sociedade Instrução e Recreio de Lares

– Grupo Instrução e Sport (GIS), de Buarcos

– Grupo Samba Folia

– Grupo Sampa no Pé

– Grupo do Casal do Rato

– Carro da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião

– Escola de Samba Novo Império

– Escola de Samba A Rainha

– Escola de Samba Unidos do Matogrosso