Caracóis para todos os gostos na Póvoa da Lomba

Maiores ou mais pequenos, brancos, castanhos ou às riscas…Na Póvoa da Lomba há caracóis para todos os gostos e sempre confeccionados de diversas maneiras. Com efeito, variedade é coisa que não vai faltar na VII Mostra Gastronómica do Caracol, que se realiza de 9 a 11 de Junho. Organizado por Sporting Clube Povoense (SCPovoense), o evento vai realizar-se pela primeira vez na antiga Escola Primária da Povoa da Lomba, “um espaço maior, preparado com uma tenda gigante para receber ainda mais gente”.

No total, a organização espera vender centenas de quilos de caracol mas também de caracoleta à semelhança das edições anteriores. “Em 2016 vendemos 500 quilos de caracoleta e 300 de caracol pequeno”; começa por contar ao AuriNegra Eduardo Almeida, presidente do SCPovoense, para quem o sucesso deste evento se justifica essencialmente “pela diferença do produto com que se trabalha”.

Quem passar pela Mostra do Caracol, pode experimentar – ao almoço e ao jantar – pratos bem diferentes do habitual, como Caracol à Povoense, Favada de Caracol, Arroz de Caracol, Feijoada de Caracol, Pica-pau de Caracol ou, a estreia de 2017, o Brás de Caracol. Para petiscar, não faltarão também as pataniscas de caracol, os pastéis de massa tenra de caracol e o tradicional caracol de picar, acompanhado por uma cerveja fresquinha ou pelos melhores néctares bairradinos. Para quem não for adepto do molusco, a organização tem uma ementa alternativa com chanfana e bifanas, “por isso não há desculpas para falhar o evento”.

A animação também não ficou esquecida. Deste modo, dia 9, a festa arranca ao som do grupo RM, seguido da dupla de DJ’S É2Much. No sábado (10), é a vez da Banda Tema subir ao palco. Já para o último dia do evento (domingo), estão programados vários momentos de animação durante a tarde.

Pela primeira vez, a Mostra vai ter ainda representadas as várias valências da associação, como o futebol, o ténis de mesa e o moto-clube Cães Danados. “É uma forma de promover o trabalho desenvolvido pelo Sporting Clube Povoense”, frisa o dirigente associativo, aproveitando para agradecer “à Câmara de Cantanhede e à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça pelo apoio prestado”.