Cantanhede volta a ser a capital da ginástica aeróbica

De 25  a 28 de Maio, Cantanhede volta a ser a capital da ginástica aeróbica desportiva com a 4.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica, prova que integra o calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG), e o 7.º Open Internacional de Ginástica Aeróbica.

No total, vão estar em competição no Pavilhão Marialvas mais de 682 ginastas, em representação de 23 países, entre os quais alguns dos melhores praticantes da modalidade a nível mundial.

A organização está, mais uma vez, a cargo da Academia CantanhedeGym e da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio de instituições e empresas do concelho, bem como de diversas entidades nacionais.

A apresentação das provas foi feita no decurso de uma conferência de imprensa que decorreu no dia 17 de Maio, no salão nobre dos Paços do Concelho, e que contou com a presença de Helena Teodósio, vice-presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira – que se associa à iniciativa pelo segundo ano consecutivo – e João Dias, presidente da Academia CantanhedeGym.

Na ocasião, Helena Teodósio felicitou a Academia CantanhedeGYM, reforçando a expectativa “para o reforço do lugar de destaque no calendário mundial da ginástica aeróbica”. A autarca destacou ainda o aumento de atletas, quase o dobro do ano passado, referindo que “em função dos resultados das edições anteriores, temos razões para acreditar que Cantanhede continuará a marca pontos como grande palco da ginástica aeróbica a nível internacional”.

Já Raul Almeida aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa “que tem vindo a ganhar, cada vez mais, uma maior dimensão” e que levará 500 pessoas a ficarem alojadas em Mira, “o que representa um impacto na economia local, principalmente numa altura como esta, que ainda é considera época baixa”.

Maria Dias “joga” em casa

Em prova estará também a selecção portuguesa, comandada por Sofia Costa, directora técnica da disciplina. Pela primeira vez a selecção das quinas vai marcar presença com uma categoria completa e com a participação em todas as modalidades.

A estrear-se pela selecção vai estar uma ginasta muito especial para o concelho. Maria Dias, atleta da CantanhedeGym, vai competir em casa contra “os melhores da Europa e do Mundo”.

“Cantanhede vai ser a capital da ginástica aeróbica”, frisou João Dias, acrescentando que para esta edição, e devido ao volume de participantes, irá ser montada uma bancada amovível com mais 250 lugares e haverá mais um dia de competição.