Cantanhede recebe Encontro Regional de Jovens Folcloristas

O Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede vai organizar no sábado, dia 30 de Abril, o Encontro Regional de Jovens Folcloristas, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

O objectivo, refere a organização, é motivar as direcções a fixarem e conquistarem jovens para os Grupos Folclóricos.

O programa terá início pelas 14h30, com uma recepção aos participantes, à qual se seguirá a sessão oficial de abertura.

Pelas 15h15, começa o I Painel, intitulado “Identidade: factor de valorização humana e equilíbrio”, a cargo de Daniel Café, vice-presidente da Federação do Folclore Português. Já pelas 16h00, tem lugar o II Painel, “O movimento do folclore na região da Gândara, Bairrada e Mondego”. Nesta parte, participam os oradores Ana Jerónimo (do Grupo Cancioneiro de Cantanhede), que abordará o tema “A brincar é mais divertido”, e Roger Lee e Zezé (Grupo Típico de Ançã), que falarão da “Penhora”.

Depois de uma pausa para café, terão lugar mais duas conferências: A Romaria a Santo Amaro (pelo Grupo Típico de Ançã) e Moinhos e Moleiros (por Laura Nadine Santos, do Grupo Folclórico da Sanguinheira).

O último e III Painel acontece pelas 17h30. Francisco Relva Pereira, investigador na área de musicologia, falará da “Folclorização e os Instrumentos Musicais Tradicionais”.

O Encontro termina pelas 19h30, com um jantar convívio com direito a uma surpresa.

As inscrições, no valor de 10 euros, podem ser efectuadas através do e-mail presidente.cancioneiro@gmail.com ou dos números de telemóvel 968041388/969652995.