Cantanhede recebe Campeonato Mundial de Orientação em BTT

O Campeonato Mundial de Orientação em BTT vai trazer à Bairrada mais de 400 atletas de 21 selecções. Aquela que é a mais importante competição do mundo da modalidade, vai decorrer nos concelhos de Cantanhede, Mealhada e Águeda, entre os dias 23 e 31 de Julho, com a presença dos melhores atletas mundiais, a que se junta ainda o Campeonato Europeu para Juvenis.

Os contornos do grande evento que se perspectiva foram apresentados no 22 de Junho, em conferência de imprensa conjunta, na Câmara Municipal da Mealhada. Augusto Almeida, presidente da Federação Portuguesa de Orientação, fez o retrato do que será a prova. “Começamos, no dia 25, em Cantanhede, com a prova de sprint. Vamos depois, dia 27 a terras de Águeda para provas de distância média e a prova rainha, de distância longo, de mais de 50 quilómetros realiza-se dia 29, também em Águeda. Dia 30 de julho decorre a prova de estafetas, cujo epicentro será o centro da Mealhada, junto ao Jardim Municipal, num ambiente de grande festa já que ali será instalada a zona de partidas e chegadas”, referiu.

Augusto Almeida destacou ainda potencial e as óptimas condições naturais dos três concelhos, complementando-se até a nível do território geográfico para a prática da modalidade.

Para os autarcas, a prova vale pela promoção da modalidade, mas também pela promoção da região como um todo. “É uma oportunidade de mostrarmos o que temos de melhor a umas centenas de pessoas de diversas nacionalidades”, referiu Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada.

João Moura, presidente da autarquia de Cantanhede, enfatizou a “parceria entre os três municípios”. “Este é um bom exemplo de parceria na promoção de um território. Temos todas as condições para colocar a Bairrada no mapa”, afirmou o autarca.

Já Edson Santos, vereador da Câmara de Águeda, sublinhou também as implicações “a nível do desenvolvimento das economias locais”, já que as centenas de participantes ficarão alojadas na Bairrada.