Cantanhede abordou o tema “O idoso na família”

O Centro de Saúde de Cantanhede acolheu no passado dia 20 de Maio dois workshops subordinados à temática “O idoso na família”. A iniciativa aconteceu no âmbito da Semana da Família, que decorreu entre os dias 15 e 20 deste mês, e resultou de uma forte articulação de sinergias entre a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Baixo Mondego, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Cantanhede do ACES do Baixo Mondego e o CLDS Cantanhede 3G – Intervir, Integrar e Incluir (cuja entidade promotora é a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego).

O Dia da Família, 15 de Maio, foi assinalado com uma peça de teatro dinamizada pelo Grupo Amador de Teatro Progresso e Vida (Tocha) e pelas Pequenas Vozes de Febres. Durante toda a semana ainda decorreram exposições de trabalhos realizados pelas crianças, subordinados à temática da família.

No dia 18 teve lugar o Workshop “A Família à Conversa” e a semana encerrou com os dois workshops intitulados “O idoso na família”, onde foram abordados os temas “O papel do cuidador”, pela Enfermeira Madalena Maia (Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade) e por um grupo de estagiários da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e os “Direitos de saúde e apoios sociais” tema abordado pela Carla Rodrigues (Assistente Social da URAP/UCC de Cantanhede e pela equipa do CLDS Cantanhede 3G – Intervir, Integrar e Incluir.

O Vereador do Município de Cantanhede, enquanto Presidente do Conselho Local de Acção Social de Cantanhede, Pedro Cardoso, na abertura do workshop, felicitou as equipas organizadoras da Semana da Família, pelo trabalho que realizaram no terreno e “pela iniciativa de valorizar o idoso como membro privilegiado da família”. O autarca ressalvou ainda a importância da iniciativa por abordar temáticas relacionadas com o cuidador, os direitos e apoios sociais destinados à população envelhecida, abrindo o mote para, no próximo ano, se realizar uma nova iniciativa abraçada por uma parceria ainda maior.