Câmara Municipal pavimenta várias ruas em Murtede

A brigada de vias do sector de obras municipais está a executar, em regime de administração directa, a aplicação de tapete betuminoso em diversos arruamentos da freguesia de Murtede.

De acordo com uma nota enviada pela Junta de Freguesia da localidade, “trata-se de um importante investimento, quer pelo seu contributo para o desenvolvimento local, quer pelos meios e recursos envolvidos”.

A mesma nota indica que estão a ser alvo de intervenção cerca de 30 troços distintos, distribuídos por três localidades, o que, no total, perfaz mais de 2600 metros de ruas asfaltadas, com um custo global estimado superior a 100 mil euros.

No entanto, a requalificação implementada não se limita ao piso, estando a ser também colocada nova sinalização e resolvidos alguns problemas de águas pluviais, através da implementação de sistemas mais eficazes de drenagem, seja com valetas ou tubagem.

“Muitos dos troços referidos são pequenos becos ou acessos a habitações dentro da zona urbana, que há muito estavam solicitados e identificados, para garantir a melhoria das condições dos residentes. Mas o destaque vai naturalmente para as diversas vias com repercussão na dinâmica, no comércio e nos serviços locais, capazes de garantir melhores acessibilidades a empresas, escolas e estabelecimentos de restauração. Superior importância tem também a ligação da localidade de Porto de Carros à EM 618 (Estrada Municipal que liga Cordinhã ao Pisão), por facilitar os fluxos de trânsito e encurtar distâncias entre a freguesia e as localidades que lhe ficam a sul, incluindo Coimbra”, refere a autarquia.

De acordo com Carlos Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Murtede, “as obras têm sido acompanhadas presencial e constantemente pelo executivo da Junta de Freguesia de Murtede, numa postura proactiva que visa garantir a proximidade aos cidadãos e a pronta resolução de qualquer contratempo que possa surgir”.

A este respeito, o presidente da Junta de Freguesia de Murtede acrescenta estar satisfeito “com melhorias implementadas, capazes de elevar a qualidade infraestrutural da freguesia e aumentar o bem-estar dos residentes”, salientando que, “com estas obras, ficarão executados todas as vias que prometemos pavimentar em Murtede, Carvalho e Porto de Carros. Está ainda prevista, até ao final do mandato, uma intervenção de fundo nalguns arruamentos de Enxofães, para honra dos compromissos assumidos pela Junta e pela Câmara”.