Câmara de Cantanhede concluiu programa de repavimentação de estradas na Freguesia de Murtede

A brigada de vias do sector de obras da Câmara Municipal concluiu recentemente um vasto programa de repavimentação de estradas da Freguesia de Murtede. No total foram mais de 30 as ruas que beneficiaram da aplicação de tapete betuminoso através de trabalhos realizados por administração directa e que estão avaliados em mais de 100 mil euros.

O elevado número das intervenções envolveu alguma exigência do ponto de vista da logística da mudança das máquinas e equipamentos do município, o que obrigou ao fracionamento dos trabalhos em várias fases, de acordo com o planeamento concertado antecipadamente entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia. Só em Murtede foram repavimentadas mais de duas dezenas de arruamentos de extensão variável, dos quais se destacam a Rua da Almas, a Rua da Senhora do Amparo, a Travessa da Escola e a Rua da Costa, não apenas pelo facto de serem as mais extensas, mas também pela sua função estruturante no contexto urbano da localidade, quer do ponto de vista residencial, quer por facilitar o acesso a importantes zonas de serviços.

Também beneficiada com aplicação de tapete foi a ligação de Porto de Carros à EM 618 (estrada municipal entre Cordinhã e Pisão), via de grande relevância, pois facilita os fluxos de trânsito e permite encurtar distâncias entre a freguesia e as localidades que lhe ficam a sul.

Além de terem sido substancialmente melhoradas as condições de circulação com a aplicação do novo piso, neste caso a intervenção contemplou uma série de outros trabalhos assessórios, designadamente a limpeza e aprofundamento das valetas, incluindo a vala que corre paralela à estrada, a limpeza e substituição ou reconstrução de diversos aquedutos e passagens, bem como a limpeza e desmatação de taludes e a correção de depressões nas bermas.

O plano de repavimentação de estradas executado na Freguesia de Murtede foi acordado pela respectiva Junta e a Câmara Municipal tendo por base um diagnóstico prévio à estrutura viária local. Os principais estrangulamentos e dificuldades identificados nesse âmbito foram no essencial resolvidos através da melhoria e alargamento da rede de ligações rodoviárias secundárias, o que concorre para o reforço da centralidade da freguesia. As vias agora valorizadas somam-se a outras que foram alvo de beneficiação em anos anteriores, na localidade de Porto de Carros, nas ligações Murtede-Silvã e Carvalho-Cordinhã e ainda nos núcleos urbanos, como por exemplo, em Murtede, os acessos a Enxofães e a Carvalho, ou, neste último lugar, a estrada para Porto de Carros.