Câmara de Anadia reforça apoio ao desporto do concelho

São 16 os contratos-programa de desenvolvimento desportivo para a época 2016-2017 a celebrar entre a Câmara Municipal de Anadia e diversas colectividades sediadas no concelho, estando a sua assinatura prevista para hoje, 2 de novembro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Município de Anadia.

Tal como no ano anterior, estes contratos-programa irão ser celebrados na sequência da aprovação de candidaturas apresentadas no âmbito do “Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo” (PAMDD). Este programa, criado pela autarquia em 2014, tem permitido tornar mais criteriosa a concessão de apoios municipais às entidades que desenvolvem actividade de natureza desportiva no concelho de Anadia. Para além de sistematizar os procedimentos que decorrem da legislação que vigora nesta matéria, o PAMDD estabelece um modelo de atribuição de benefícios públicos destinado a apoiar, de forma adequada, as associações desportivas, garantindo princípios como a equidade, a proporcionalidade, a legalidade, a transparência, a universalidade, a igualdade e a prossecução do interesse público, entre outros. Ao mesmo tempo, prevê uma efectiva monitorização da aplicação desses benefícios, definindo as formas da concretização das acções ou projectos a apoiar, e garantindo o cumprimento dos direitos e das obrigações das partes.

Analisadas na reunião do executivo de 12 de Outubro último, as candidaturas mereceram os votos favoráveis de todos os elementos presentes. Os apoios, a conceder mediante celebração de contratos-programa, totalizam 163.500 euros e, nesta fase, irão beneficiar 16 colectividades, mais quatro do que na época passada. Desta forma, o Grupo Desportivo Moitense, a Associação Desportiva Bairradafut, o Desportivo de Ancas, e o Anadia Squash Clube juntam-se, em matéria de apoio municipal, ao Anadia Futebol Clube, Sangalhos Desporto Clube, Moita Rugby Clube da Bairrada, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Ribeira – Azenha, Atlético Clube de Famalicão, União Recreativa Ferreirense, Associação Desportiva de Paredes do Bairro, Centro Cultural e Desportivo de Couvelha, Associação Recreativa Aguinense, Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros, Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena, Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, e Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo.