Bombeiros de Cantanhede com inscrições abertas para o programa de Vigilância Motorizada

Já se encontram abertas as inscrições para voluntários no programa Vigilância Motorizada, promovido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede com o objectivo de promover a floresta do concelho de Cantanhede através da detecção precoce de eventuais focos de incêndio.

Neste sentido, todos os interessados em participar, deverão comparecer no quartel dos Bombeiros de Cantanhede na próxima terça-feira, 27 de Junho, às 21h00, onde participarão numa pequena reunião, onde será explicado o funcionamento do referido programa.

Todos os voluntários deverão fazer-se acompanhar do respectivo cartão do cidadão e comprovar estar habilitados para conduzir motorizadas.

Lembramos que o programa Vigilância Motorizada funciona da seguinte forma:

Todos os dias dois voluntários percorrem várias freguesias do concelho, seguindo um itinerário sempre diferente e que lhes é entregue apenas no momento da partida. Este pormenor garante a imprevisibilidade do percurso, o que poderá ter um efeito dissuasor junto dos incendiários.

A Vigilância Motorizada é efectuada diariamente entre as 13H00 e as 17H00, em motorizadas cedidas pela Câmara Municipal de Cantanhede. Os voluntários circulam pelo concelho, com especial incidência nas zonas florestais, em equipas de dois elementos, devidamente identificados através de coletes refletores com o logotipo da AHBVC.

As motorizadas estão identificadas com o logotipo do Município de Cantanhede.

Caso seja detetado algum foco de incêndio, as instruções são para informar de imediato o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), através do número gratuito para alerta de incêndios, o 117.