Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu acção de sensibilização sobre “Violência no Namoro”

A “Violência no Namoro” foi o mote da acção de sensibilização promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede no âmbito das actividades pedagógicas que esta entidade desenvolve para públicos de diferentes graus de ensino.

A iniciativa desenvolveu-se a 14 de Abril, em três sessões: uma no auditório da instituição, com a participação de mais de 100 de crianças do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, e as restantes na Escola Secundária Lima-de-Faria, com a presença de um total de cerca de 200 alunos.

As sessões foram dinamizadas por Tânia Santos, socióloga e, desde 2011, formadora nas áreas da prevenção e combate à violência doméstica e à violência de género, entre outras.

Na acção sobre violência no namoro foi discutida a problemática dos comportamentos violentos e abusivos entre namorados, com referência aos factores que na adolescência potenciam essa prática e a identificação de alguns sinais de alerta que podem ajudar a diagnosticar uma relação abusiva.

Recorrendo a esquemas simples e a filmes curtos e apelativos, Tânia Santos estimulou alunos e professores a reflectirem sobre as causas que podem levar nos conflitos amorosos ao uso da violência e a equacionarem formas de prevenção possíveis.

Esta foi segunda vez que a especialista acedeu ao convite da Biblioteca Municipal para falar de questões sociais e humanitárias, depois de ter dinamizado uma acção de sensibilização e informação sobre tráfico de seres humanos.