Biblioteca Municipal de Cantanhede promove Tarde de Magia

No passado dia 30 de Janeiro, mais de 50 pessoas assistiram ao espectáculo “Tarde de Magia”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

A iniciativa esteve inserida no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” e teve a sua apresentação a cargo do Ilusionista Francisco Pronto. Durante o espectáculo foram apresentados inúmeros truques de ilusionismo, executados nomeadamente com cartas, fazendo as delícias dos presentes. O público vibrou com a apresentação, tendo alguns elementos do público participado activamente, em palco, na elaboração e apresentação de alguns dos truques exibidos.

Sobre Francisco Pronto

Francisco Pronto, nascido em 1994, é natural da freguesia da Sanguinheira, no concelho de Cantanhede. Estudou Engenharia Informática no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e trabalha actualmente como programador na cidade de Coimbra. Além do trabalho, e apesar do seu imenso gosto pelas várias artes, é sobretudo à magia e à música que tem dedicado o seu tempo.

Desde muito jovem que está integrado no meio musical. Estudou clarinete na Academia de Música de Cantanhede, instrumento que viria a tocar na Banda Filarmónica de Arazede, até ao ano de 2018. Actualmente, integra ainda dois coros: o Coro Legatto, de Mira, desde 2016, e o Coro Misto da Universidade de Coimbra, desde 2017.

Viu o seu gosto pela magia ser despertado muito cedo, através de um tio que tinha o mesmo fascínio. Porém, foi apenas na universidade, através do contacto com amigos da mesma idade, que começou a praticar esta arte. Desde então, tem mostrado o seu talento em diversas ocasiões, destacando-se a sua participação nas duas edições do Festival Cata-Sonhos, em Cantanhede, em 2017 e 2018, ano este em que recebeu uma Menção Honrosa. Nesta área, as suas maiores referências são os mágicos Michael Vincent, Dani Daortiz, Shawn Farquhar e, evidentemente, o ilusionista português Hélder Guimarães e o mais conhecido Luís de Matos.

No futuro, Francisco Pronto pretende continuar a conciliar as suas várias paixões e a causar surpresa e, acima de tudo, encanto em todos aqueles que assistem aos seus truques.