Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra mostra os seus Tesouros

Joseph Pitton de Tournefort (1656-1708) foi um botânico e médico francês que se destacou na classificação dos vegetais. A ele se deve concretamente um importante passo no desenvolvimento da nomenclatura binominal, atribuindo uma única designação, em latim, para o género, seguido de algumas palavras descritivas para a espécie.

Seis anos depois de ter sido publicado em Paris, pela primeira vez, em 1694, o livro “Éléments de botanique, ou Méthode pour connaître les plantes”, viria a ser editado em latim (Institutiones rei herbariae), para que pudesse ser apreciado em toda a Europa. O espírito claro e específico que preside à escrita do livro, bem como a qualidade das ilustrações de Claude Aubriet contribuíram para o extraordinário sucesso desta obra, que é hoje considerada uma importante raridade bibliográfica.

Estas e outras curiosidades sobre o autor e o livro (que contém a descrição de 10146 espécies, 698 géneros e 22 classes) vão ser explicadas por Jorge Paiva (Professor de Botânica do Departamento das Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), no próximo sábado, dia 12, pelas 10h00, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

As inscrições (gratuitas) podem ser efectuadas através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).