Biblioteca Geral da UC mostra os seus tesouros

No próximo sábado, dia 2 de Abril, há mais um tesouro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) para descobrir: Os Lusíadas com argumentos novos em estâncias heroicas. A iniciativa tem lugar às 10h00, na Sala de São Pedro.

Desta segunda série de palestras, a Biblioteca Geral da Universidade propõe-se apresentar uma Grande edição Autográfica de Os Lusíadas, comemorativa do quarto centenário do descobrimento da Índia, com argumentos novos em estâncias heroicas, dirigida por Fernandes Costa, prefaciada por D. António Mendes Bello e Manuel Pinheiro Chagas.

Em período de profundos sentimentos nacionalistas, as elites portuguesas celebram o quarto centenário do descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Por iniciativa do Major Fernandes Costa, é publicada uma edição autográfica de Os Lusíadas. A organização das 1102 estrofes manuscritas revela os nomes mais importantes da hierarquia da nação. O monarca (D. Carlos) escreve a primeira estância, seguindo-se os restantes membros da Família Real, aristocratas, dignitários do clero, ministros, escritores, intelectuais e artistas.

Neste elenco de autógrafos, encontram-se representados os diferentes quadrantes políticos (monárquicos e republicanos, desde logo), numa rara manifestação de convergência que o nome de Camões tornou possível.

A explicação estará a cargo de Maria de Fátima Moura Carvalho (responsável pela Área de Tratamento Técnico Biblioteconómico) e de José Augusto Cardoso Bernardes (Professor Catedrático da Faculdade de Letras).

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas através do endereço electrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).