Biblioteca da Praia da Tocha está a funcionar

Desde 1 de Julho que a Biblioteca da Praia da Tocha oferece à população local e aos veraneantes um variado leque de produtos culturais durante o período de verão. A funcionar no já habitual imóvel, especialmente concebido para cumprir funções de índole cultural direccionadas para diferentes tipos de público, este importante equipamento colectivo está a funcionar, mais uma vez, como pólo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

O espaço dispõe de excelentes condições para responder às solicitações dos utentes, nomeadamente de espaços adequados nas valências de serviço de leitura, consulta de jornais, internet, jogos pedagógicos e audiovisuais, proporcionando a quem frequenta a Praia da Tocha a possibilidade de tirar o melhor proveito possível do tempo de lazer com o acesso a literatura e ao contacto diário com os meios de comunicação social.

Esta valência da Biblioteca Municipal de Cantanhede tem contribuído, igualmente, para a divulgação da Missão da Biblioteca de Leitura Pública na sociedade atual, reforçado o seu importante papel como veículo de cultura, desenvolvimento pessoal e também de lazer e fomentando junto dos seus utentes o gosto pela leitura e o apreço pelo livro.

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a Biblioteca de Praia estará a funcionar até ao dia 15 de Setembro, inclusive, das 10h00 às 19h00.

É de salientar que em 2016 esta valência cultural registou a visita de um total de 6.600 utilizadores, incluindo-se neste número, os utentes que fizeram a requisição de livros (infantis, juvenis e de adultos) ou usufruíram da consulta de jornais, revistas e internet, visualização de películas cinematográficas ou mesmo de jogos pedagógicos e infantis, disponibilizadas para todas as crianças e jovens.

Inaugurado 1 de Julho de 2008, o edifício de madeira tem nas suas estantes interiores um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias coleções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo 15 dias. Para consulta no local, estão disponíveis os jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como equipamentos áudio e vídeo e 2 computadores com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia. Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de dezoito pessoas sentadas.

Além do fomento da leitura durante o período de verão e de facultar a consulta dos órgãos de comunicação social e das tecnologias de informação, este polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolve outras ações culturais, nomeadamente jogos e ateliês de expressão plástica direcionados a crianças e jovens de diferentes níveis etários.