Behave 2016: os desafios da eficiência energética discutem-se na Universidade de Coimbra

Nos próximos dias 8 e 9 de Setembro, Portugal acolhe, pela primeira vez, a Conferência Europeia em Comportamentos e Eficiência Energética – Behave 2016.

Mais de 200 investigadores e peritos internacionais, bem como representantes de entidades públicas e privadas responsáveis pela implementação de programas de eficiência energética, vão participar na conferência a decorrer no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A Behave 2016 tem como objectivo possibilitar o debate e a troca de experiências sobre metodologias, desenvolvimentos tecnológicos e implementação real de programas para a promoção da eficiência energética.

“A investigação sobre o papel dos comportamentos dos consumidores, e como estes podem ser influenciados, é essencial para o desenho e implementação de programas de eficiência energética, face a desafios como a segurança do abastecimento energético, as alterações climáticas ou a evolução para as redes inteligentes”, explicam os responsáveis pela organização da Conferência.

Vão estar em discussão temas como “os instrumentos para a promoção de comportamentos energéticos mais sustentáveis, a adopção de tecnologias de baixo carbono, a eficiência energética em edifícios e no seio de organizações, o papel dos comportamentos dos consumidores na mobilidade sustentável, ou como a evolução para as redes inteligentes pode facilitar novas formas de intervenção dos consumidores de energia”, sublinham.

A conferência, cujo programa integral está disponível em http://www.uc.pt/en/org/inescc/org_scientific_events/behave2016/Programme, terá como principais oradores Mark O’Malley, perito internacional na integração de sistemas energéticos, da Universidade de Dublin (Irlanda); Linda Steg, perita mundial na promoção de comportamentos sustentáveis, da Universidade de Groningen (Holanda); Gerd Schönwälder, da Comissão Europeia; e António Coutinho, membro da comissão executiva da EDP Comercial, responsável pelas áreas de comercialização de energia para pequenas e médias empresas e administração pública.

A realização da Behave 2016 em Coimbra constitui o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado na UC e nas suas unidades de investigação, no âmbito da eficiência energética e utilização racional de energia.

Este evento científico é organizado em parceria pela Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (EFS), pela ADENE – Agência para a Energia e pelo Instituto de I&D INESC Coimbra, na sequência das conferências realizadas em Oxford e em Helsínquia.

Um dia antes da Conferência, dia 7, terá ainda lugar um workshop da International Energy Agency sobre a gestão de energia do lado da procura, em complemento à Behave 2016. Neste workshop vão ser debatidas questões sistémicas relacionadas com a alteração dos comportamentos energéticos e propostas de soluções práticas para a sua resolução colaborativa.