Baixa de Coimbra encheu-se de cores e sons na grande parada de apresentação do “Coimbra a brincar”

Nos dias 27 e 28 de Maio, mais de cem atividades completamente gratuitas, e para todas as idades, vão celebrar os benefícios do brincar. Foi esta a mensagem que a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e os seus 57 parceiros no “Coimbra a Brincar” passaram ontem (terça-feira), dia 17 de Maio, durante a Grande Parada que serviu para apresentar o evento e, mais do que isso, deixar uma pequena amostra do que acontecerá no final do mês.

Foram enfermeiros a sério e pinguins a fingir, mimos e outros ‘artistas’, crianças, seniores e muitos mais, liderados pelos Semp’a Bombar – o grupo de bombos da APCC – que encheram a Baixa de Coimbra de muita música, cor, alegria e animação.

O “Coimbra a Brincar” mostrou assim ao que vem: mostrar que o brincar é uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento e à saúde física e mental.

Uma ideia reforçada por Antonino Silvestre, presidente da Direcção da APCC: “Brincar é algo inato, que fazemos ainda na barriga da nossa mãe. É por isso com muita satisfação e orgulho que, pelo quarto ano consecutivo, oferecemos à cidade e à região um conjunto de actividades muito distintas, mas todas pensadas para proporcionar bons momentos”.

Do extenso programa do “Coimbra a Brincar 2016” fazem parte jogos tradicionais gigantes, experiências científicas, passeios a cavalo, demonstrações caninas, peças de teatro, actuações musicais, desafios lúdicos e muito mais.

As inscrições poderão ser feitas muito em breve através do site da APCC (www.apc-coimbra.org.pt), onde estará também disponível o programa completo, que permite conhecer em detalhe cada uma das actividades planeadas e o respectivo público-alvo. Apesar de todas as actividades serem grátis, é aconselhável a inscrição pois algumas têm limite de participantes.

Todas as actualizações sobre o evento e iniciativas a ele associadas são feitas na página de Facebook do “Coimbra a Brincar”, em www.facebook.com/CoimbraaBrincar.

É aí que decorre já, de resto, o concurso #todosbrincam, através do qual são desafiadas empresas, escolas/instituições, famílias e grupos de amigos para fazerem uma fotografia ou um vídeo que comprove um momento de brincadeira.