Atletas do Sporting treinam em Mira

A Equipa de Atletismo do Sporting escolheu o Concelho de Mira para realizar o seu mais recente estágio. O estágio, composto por treinos diários e com a duração de uma semana, está a ser realizado no âmbito da preparação dos atletas fundistas para o Campeonato Nacional de Corta-mato, um dos momentos altos da época de Inverno.

Este campeonato é uma competição individual e colectiva que dá acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus e que se realizou na Pista Municipal de Corta-Mato, na Praia de Mira, no ano de 2017.

A equipa está alojada no Miravillas Hotel e está a ser acompanhada pelo fisiologista Amândio Cupido Santos, professor da Universidade de Coimbra que tem os conhecimentos técnicos necessários e oferece aos atletas as ferramentas de treino para perceberem em que nível estão e para descobrirem o que podem fazer para melhorarem as suas performances. De acordo com uma nota do município, este acompanhamento “tem sido imprescindível para a otimização dos treinos nos estágios. Os atletas fundistas fazem dois treinos por dia, percorrendo cerca de 25 km. Precisam de um acompanhamento profissional optimizado e precisam de treinar em locais que tenham muitos km para percorrerem”.

Mira já é procurada há vários anos por equipas de atletismo portuguesas para realizarem os seus estágios. E segundo o treinador da equipa de atletismo do Sporting, António Nogueira da Costa, “No Norte do país, Mira é considerada o Paraíso dos Maratonistas. Tem muitos percursos, tem características naturais favoráveis, tem muitas estradas sem grandes desníveis, onde os atletas podem treinar, e tem uma pista de corta-mato, o que potencia os treinos dos atletas para maratonas e para provas desta modalidade”.

Já segundo os capitães da equipa que praticam corrida contínua, a atleta Sara Moreira e o mirense Licínio Pimentel, Mira tem muitos percursos diferentes e planos, essenciais para o treino de maratona. Neste sentido, a atleta Sara Moreira afirmou que cada vez que vem “fica a gostar ainda mais” e “que Mira transmite tranquilidade aos atletas”. Licínio Pimentel, conterrâneo e atleta há 26 anos, partilhou que iniciou o seu percurso nas provas de corta mato escolares em Mira. Segundo Licínio, o concelho proporciona aos atletas “condições de treino ideais. É um concelho verde, tem excelentes vias, tem percursos pedonais saudáveis, um ambiente calmo, com pouca afluência de pessoas, o que leva a que os atletas se sintam seguros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *