Atletas da Gira Sol e da Sociedade Columbófila participam nos Jogos da CPLP

Os atletas Érica Grangeia e Leandro Ramos, da secção de atletismo da Gira Sol, e Diogo José, da secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vão integrar a Selecção Nacional de Juvenis, que irá competir na 10.ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza de 17 a 24 de Julho, na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Em competição vão estar atletas de Portugal mas também de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.

Os atletas dos nove Estados membros da CPLP vão competir nas modalidades de atletismo e atletismo PPD (masculino e feminino), basquetebol (feminino), andebol (masculino), futebol (masculino), taekwondo (masculino e feminino), voleibol de praia (masculino e feminino) e natação águas livres (masculino e feminino).

Érica Grangeia vai participar na prova dos 100 metros e Estafeta Medley. Já Leandro Ramos compete no Lançamento de Peso. A seleção será liderada por Fernando Tavares, director da Federação Portuguesa de Atletismo e terá como responsável técnico José Costa, Técnico Nacional para o Atletismo Juvenil e Júnior. Integra também a comitiva lusa o técnico Carlos Tribuna, treinador e atleta da Gira Sol.

Pela Columbófila Cantanhedense, Diogo José vai participar na prova dos 3 quilómetros. O atleta vai acompanhado pelo técnico António Florim (Fluvial Portuense)

O objectivo principal desta competição é reforçar a solidariedade entre os povos dos Estados-membros da CPLP. Deste modo, para além das competições e actividades culturais, a organização adianta que vai haver workshops e conferências sobre várias áreas relacionadas com a grande competição (médica, treino, ética, entre outras).