Atleta da APPACDM revalida título de campeão nacional de Cross Longo

O novo Campeão Nacional de Cross Longo é Vítor Pleno, da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra.

O título foi conquistado ao vencer a Medalha de Ouro no Campeonato de Portugal de Cross Longo ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual) 2018, uma prova disputada no domingo (dia 11), em Tábua, por mais de 100 atletas, 15 dos quais portadores de deficiência intelectual.

O Cross Longo define-se como uma modalidade de Corta-Mato, cujo terreno se reveste de grande dificuldade. No caso desta competição de domingo em Tábua, os atletas tiveram pela frente um percurso de 7200 metros acidentado, em condições atmosféricas adversas (chuva e frio). Isso mesmo foi destacado pelo presidente da ANDDI Portugal, José Costa Pereira, que aludiu às difíceis subidas e descidas do trajecto em zona de pinhal. De realçar que Vítor Pleno, com esta vitória, revalidou o título que já era seu desde o ano passado.

Cansado, mas muito feliz – assim estava o atleta no final de mais esta vitória, como referiu o seu treinador António José Oliveira, fisioterapeuta da APPACDM de Coimbra. O técnico sublinha a exemplar força de vontade deste atleta, “que de dia treina e ganha medalhas e campeonatos, e durante a noite trabalha como padeiro”. Para atingir este alto nível competitivo, Vítor Pleno chega a treinar seis vezes por semana. Porque, como afirma, gosta muito do que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *