Associação Portuguesa Hemofilia (APH) na Expofacic

A APH – Associação Portuguesa de Hemofilia de outras Coagulopatias Congénitas  está presente na EXPOFACIC, com o objectivo de divulgar a sua missão, a sua actividade e dar a conhecer as possibilidades de ajuda e apoio disponíveis aos seus associados.

A APH é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), na área da Saúde, sem fins lucrativos. Colabora com as entidades governamentais em soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Hemofilia A e B, Doença de von Willebrand e com outras Coagulopatias Congénitas a nível Médico, Laboral, Escolar e Psicossocial.

Esta Associação tem vindo a solicitar ao Governo a criação de uma “via verde” para os Hemofílicos, para que estes doentes deixem de perder tempo em Hospitais, serviços e urgências desnecessários e serem logo levados para Serviços de Referência. Neste momento já conseguiram duas grandes “conquistas”:

– Constituição da Comissão Nacional de Hemofilia (Despacho 8759/2016)

– Criação do Centro de Referência em Coagulopatias Congénitas (Despacho 9415/2016)

“Estes dois organismos, criados durante o mês de Julho por iniciativa do Ministério da Saúde, são de facto uma grande e antiga aspiração da nossa Associação, que muito irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos doentes”, refere uma nota da APH.

De recordar que esta Associação disponibiliza aos seus associados acompanhamento psicológico e jurídico gratuito; alojamento temporário; comparticipação até 75% de aulas de natação orientada; disponibilização de publicações actualizadas sobre as patologias representadas e ainda disponibilização gratuita de formações em estabelecimentos escolares.