ASAE apreende cerca de 6 mil litros de azeite falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, promoveu, no último mês de Outubro, uma operação de fiscalização denominada “Óleo de ouro III” dirigida ao circuito de produção e comercialização de azeite, tendo apreendido 3 400 litros de azeite falsificado acondicionado em garrafões e garrafas.

A acção foi desencadeada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal junto de um importador e embalador, sediado no concelho de Penamacor, que introduzia no mercado nacional azeite com adição de óleos vegetais, tratando-se, como tal, de um produto falsificado e de uma prática fraudulenta.

Foi constatado, ainda, em flagrante delito, o embalamento de “tempero alimentar” rotulado como azeite, tendo-se procedido consequentemente à apreensão de um depósito com 2 400 litros de produto, tendo o valor total da apreensão rondado os 30 000 euros. No decurso das diligências de investigação a toda a cadeia de comercialização foi apreendido produto em diversos retalhistas e grossistas, localizados em concelhos distintos e instaurado o respectivo processo-crime por fraude sobre mercadorias e géneros alimentícios falsificados, sendo o embalador reincidente pela prática dos mesmos ilícitos.