Artistas brasileiros encantados com o Bussaco

Quinze artistas brasileiros e o presidente do Conselho de Administração, o chefe de Redação, a directora de Marketing, jornalistas, fotojornalistas e videógrafos da revista Caras Brasil plantaram árvores, durante três dias, na Mata Nacional do Bussaco, no âmbito do projecto “Criar Raízes”, promovido pela Fundação Mata do Bussaco, com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada.

Bruno Cabrerizo, Carla Diaz, Leila Schuster, Thiago Luciano, Lucy Ramos, Lua Blanco, Ursula Corona, Joana Balaguer e Marcelo Bartolomei foram algumas das figuras públicas brasileiras a deixar a sua marca (cedros do Bussaco e azereiros) no Vale dos Abetos e na Avenida dos Cedros, em plena Mata Nacional do Bussaco.

Alguns dos actores e atrizes ficaram bastante emocionados com o momento. Carla Diaz, actriz e cantora de origem latina, chegou mesmo a escrever nas redes sociais: “hoje estou criando raízes, literalmente. E dizem aqui em Portugal que quem planta uma árvore fica mais próximo de Deus… Realmente é uma conexão única e emocionante. Ainda mais quando soube que essa planta – azereiro – é uma relíquia nativa de Portugal e Espanha, lugares de onde vieram meus antepassados. Adorei ter sido convidada para esse projecto da Fundação da Mata do Bussaco!”.

Para além dos artistas brasileiros, também a guitarrista portuguesa Marta Pereira da Costa plantou um azereiro no Bussaco. Depois do namorado, o músico Rui Veloso, ter plantado uma árvore, há cerca de meio ano, na Fonte do Carregal, junto ao Palácio do Bussaco, foi agora a vez de Marta deixar a sua marca nesta mata do concelho da Mealhada

Estas e outras figuras públicas brasileiras e portuguesas marcaram presença, durante uma semana, na Mata Nacional do Bussaco para participarem em sessões fotográficas da revista Caras Brasil, no âmbito da iniciativa “Castelo da Caras” que a referida publicação promove, uma vez por ano, nos locais mais emblemáticos e mais bonitos a nível mundial. O ano passado, a Caras Brasil escolheu Nova Iorque para a sessão fotográfica e para a festa do “Castelo da Caras”. Este ano, a revista brasileira optou por “um lugar de sonho e mágico”: Mata Nacional do Bussaco.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “a escolha do Bussaco por parte da Caras Brasil é um orgulho para a Mealhada e só vem reforçar a nossa convicção de que faz todo o sentido sermos rapidamente classificados como Monumento Nacional e, a seu tempo, como Património Mundial da UNESCO”.