Arazede ganha Comissão Social de Freguesia

No dia 7 de Março, o concelho de Montemor-o-Velho ganhou mais uma resposta na área social, promovendo, deste modo, o combate às situações de pobreza e de exclusão sociais. Realizou-se, na sede da Junta de Freguesia de Arazede, a cerimónia de instalação da Comissão Social da Freguesia de Arazede.

Ao enumerar algumas das respostas sociais levadas a cabo pelo Município, a vereadora Alexandra Ferreira felicitou a Junta de Freguesia e as diversas entidades envolvidas por desenvolverem uma iniciativa que “vai fazer a diferença na vida das pessoas” e sublinhou: “A parceria entre os diversos agentes de desenvolvimento e o tecido associativo vai promover uma maior eficácia nas respostas sociais”.

“Este é um trabalho que exige sigilo e discrição. É um trabalho que não é visto mas que é extremamente importante. Com esta comissão, desejo que a actuação de todos signifique uma maior celeridade na resolução dos problemas identificados”, reforçou.

O presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “As pessoas quando têm dificuldades, um dos primeiros locais que vêm é à junta, por isso, acredito que a Comissão Social de Freguesia vai ser uma mais-valia”. O autarca defendeu, ainda, que “uma actuação concertada entre os diversos elementos e programas sociais existentes e a criação uma base de dados única, para se dar uma resposta mais rápida a quem precisa”.

“Em conjunto, queremos melhorar o bem-estar das pessoas e que não sejamos indiferentes ao abandono, à exclusão, às dificuldades e ao isolamento”, concluiu.
A iniciativa insere-se no projecto da Rede Social do Concelho de Montemor-o-Velho e pretende ser um órgão local de concertação e de congregação de esforços, funcionando como espaço de análise e resolução de problemas. A Comissão Social de Freguesia visa ainda a erradicação e a atenuação da pobreza e exclusão sociais através da promoção do desenvolvimento social local.
Encaminhar para o respectivo CLAS – Comissão Local de Ação Social os problemas que excedam a capacidade dos recursos da freguesia, propondo as soluções que tiverem por adequadas; a promoção de mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia e a articulação progressiva da intervenção social dos agentes da freguesia são algumas das competências da Comissão Social de Freguesia.

A comissão de Arazede é constituída pela Junta de Freguesia de Arazede, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com o projecto “iMontemor 3G” (Programa CLDS 3G), GNR, Rede Local de Intervenção Social (RLIS), Unidade de Saúde Familiar Araceti, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Arazede, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Casa do Povo de Arazede, Associação de Dadores de Sangue e Apoio Social do Baixo Mondego, Grupo Motard da Gândara, 4.ª Secção de Arazede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, Segurança Social e “O Sobreiro” – Centro de Cultura Recreio e Desporto dos Resgatados.