Apresentação dos resultados do projecto de investigação de prevenção/intervenção na Depressão Perinatal

Os resultados do projecto de investigação “Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários”, realizado no Serviço de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), vão ser apresentados publicamente, amanhã, dia 9 de junho, pelas 11h30, no Anfiteatro 1 da Unidade Central da FMUC, no Polo III (Polo das Ciências da Saúde).

A investigação, que incluiu a aplicação de um programa pioneiro de prevenção/intervenção na Depressão Perinatal, pretende minimizar o elevado impacto negativo da depressão durante a gravidez e pós-parto. Desenvolvido de raiz pela equipa do Serviço de Psicologia Médica da UC, o programa avalia sintomas e fatores de risco, permitindo prever quais as mulheres com maior probabilidade de ter depressão durante a gravidez e no período pós-parto.

O estudo teve um financiamento de 200 mil euros, atribuído pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA-Grants (MFEEE 2009-2014), resultante do memorando de entendimento celebrado entre o Estado Português e os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega).