APPACDM de Coimbra recebe 30 especialistas de 8 organizações europeias

De 4 a 6 de Setembro, a APPACDM de Coimbra é, pela primeira vez, anfitriã do evento The VET (Vocational Education and Training) Learning Community e vai juntar na cidade 30 técnicos especialistas de oito organizações europeias para debater e trocar experiências sobre o Ensino Vocacional e a Formação Profissional.

O evento, composto por várias sessões de treino e de comparação dos métodos de ensino utilizados nas diferentes instituições, decorre no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra que cedeu as suas instalações.

É a terceira vez que se realiza esta iniciativa europeia que se foca no desenvolvimento de estratégias de garantia da qualidade e da promoção de instituições de Ensino Vocacional e Formação Profissional inclusivas. Depois das duas primeiras edições terem sido organizadas pela Holanda e Lituânia, o convite foi endereçado à APPACDM de Coimbra, em representação de Portugal.

Este projecto centra-se na comparação sistemática, intercâmbio e aprendizagem de práticas diárias num contexto nacional e internacional. As componentes que constituem o EQAVET (European Quality Assurance in VET) e os resultados da avaliação da cultura da qualidade são as bases para uma aprendizagem mútua e uma melhoria na prática diária das instituições de Ensino Vocacional e Formação Profissional.

Os objetivos principais do projeto são a melhoria do desempenho global da qualidade do Ensino Vocacional e Formação Profissional, quer a nível das escolas de ensino regular quer das instituições de ensino especial, em toda a Europa, bem como a criação de uma parceria sustentável de intercâmbio e aprendizagem.

Mais informações em: http://www.tvlc.eu.