APCC recebeu quatro novos voluntários europeus com lanche intercultural

Carlotta Beoletto (de Itália), Katharina Bux (Alemanha), Katharina Zvetolec (Áustria) e Luca Rosania (Bélgica) são os quatro novos voluntários europeus da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) que foram no dia 2 de Junho recebidos na instituição com um Lanche Intercultural que juntou também colaboradores, utentes e voluntários portugueses da instituição.

Durante os próximos seis meses, este novo grupo fará parte da vida e das actividades quotidianas da APCC, dando apoio e dinamizando actividades nas mais variadas vertentes, tanto no Centro de Reabilitação, como na Quinta da Conraria ou nas unidades residenciais. Mas ontem foi o momento para as primeiras interações com algumas das caras que depressa se tornarão familiares, para as primeiras trocas de impressão e até as primeiras sugestões de locais a visitar.

Os novos voluntários chegam à APCC ao abrigo do programa Erasmus + Juventude em Acção, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de países como vindos de países como a Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia ou Turquia.

O envio de jovens portugueses para projectos de voluntariado em países europeus é outra das actividades desenvolvidas pela APCC. Já mais de uma dezena de voluntários aproveitou esta oportunidade, tendo passado períodos que podem ir até um máximo de 12 meses no estrangeiro.

Pode saber mais sobre o Gabinete de Voluntariado da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.